Academia Feminina de Letras do Ceará celebra 22 anos com evento

A comemoração de 22 anos da Academia conta com o lançamento de uma coletânea que reúne escritoras cearenses

A Academia Feminina de Letras do Ceará (Afelce) celebra no sábado, 6 de julho, seus 22 anos de atuação na produção literária feminina do Estado. A celebração, que se inicia às 16 horas, acontece no centro cultural Casa de Juvenal Galeno, no Centro de Fortaleza.

Entre as atividades realizadas na programação de aniversário da Afelce, está o lançamento do livro “Coletânea Memorial da Palavra Escrita”. O projeto reúne diversos poemas e poesias de mulheres escritoras do Ceará, no intuito de realizar uma catalogação histórica dos nomes femininos que fizeram parte da Academia no decorrer destes anos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ângela Escudeiro, membro da Afelce e uma das escritoras que terá seu trabalho publicado na coletânea, em entrevista ao Vida & Arte explica: “o ‘Memorial da Palavra Escrita’ é a colheita das palavras, fruto dos guardados em nossas gavetas, que está sendo compartilhado com o público amante da literatura”.

Clique aqui para acompanhar as principais notícias de famosos, da TV e de realities no canal do O POVO no WhatsApp

Saiba mais sobre a celebração

Ângela Escudeiro entrou para Academia Feminina de Letras do Ceará em 2002, ainda no começo das atividades do projeto.

“O convite me veio por meio da Tânia Maria Gurgel do Amaral, logo após o lançamento do meu primeiro livro. Naquele momento, eu não pude dimensionar exatamente qual seria o meu papel diante de escritoras com muito mais experiência do que eu, inseridas nesse espaço acadêmico. Compreendi, mais à frente, que aquele encontro com elas era também o meu potente lugar de fala feminina”, conclui a escritora.

A Afelce também está realizando um concurso interno, cujo tema abordado é "a inclusão social e cidadania nos tempos atuais, no gênero prosa ou poesia". No evento de celebração dos 22 anos do grupo, será divulgado o resultado do concurso interno.

Entre os pontos que marcam a importância da Academia Feminina de Letras para a literatura cearense, Ângela compartilha: “A Afelce contribui com diversas causas ligadas à mulher, à educação e ao movimento literário feminino: é inclusiva. Valoriza nossas produções literárias, nos dando oportunidades de escoar, no melhor sentido, os nossos escritos aos olhos e ouvidos de quem assim desejar”, explica.

E prossegue: “Poder participar de um espaço onde essas pessoas, escritoras sensíveis, sentem o valor de cada sentimento, intenção e emoção de cada sílaba, entrelinhas, é muito reconfortante. E a cada encontro na Casa de Juvenal Galeno é uma grande alegria: momentos entre meus pares da literatura”, encerra a escritora.

Academia Feminina de Letras do Ceará: 22 anos

  • Quando: sábado, 6 de julho, às 16 horas
  • Onde: Casa de Juvenal Galeno (R. Gen. Sampaio, 1128 - Centro)
  • Gratuito
  • Instagram: @alfelcece

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

agenda cultural

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar