Filmes proibidos e censurados é tema de livro lançado em Fortaleza
A obra "O Livro dos Filmes Proibidos e Censurados na História do Cinema" aborda histórias proibidas de serem realizadas e como esse processo de repressão foi gerado no inicio da sétima arte
O dia do cinema é comemorado nesta quarta, 19, e para celebrar a data, o jornalista Pedro Martins Freire lança sua obra “O Livro dos Filmes Proibidos e Censurados na História do Cinema” no Sarau Patricia e Amarílio Macedo.
O enredo do livro tem como objetivo destacar histórias de filmes proibidos de serem realizados, como esse processo de repressão foi gerado e se desenvolveu nas mais variadas vertentes e sociedades desde o surgimento da sétima arte.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Também vai buscar expressar e ampliar a consciência dos leitores quanto à história dos filmes alvejados e perseguidos durante quase 130 anos de existência do cinema, por repressões e intolerâncias conforme as suas épocas e continentes.
“Exponho os bastidores da censura do cinema na época silenciosa em quatro volumes (o volume 1 está em lançamento) numa coletânea subintitulada 'Do Silêncio ao Som' e como a censura evoluiu com a própria evolução do cinema”, explica o autor.
E acrescenta: “No livro, registro todas as pessoas que me ajudaram na jornada de conhecimento a partir de estudo, ainda adolescente, no Clube de Cinema de Fortaleza e de benfeitores posteriores, os quais homenageio na apresentação da obra”.
Este primeiro volume retrata a década de 1890, além de evidenciar a busca pela imagem em movimento, resgatando a origem da censura na Grécia com a morte de Sócrates.
Lançamento “O Livro dos Filmes Proibidos e Censurados na História do Cinema”
- Quando: quarta-feira, 19, às 18h30min
- Onde: Rua Paula Ney, 789 - Aldeota
- Quanto:R$80 (valor referente ao livro)
- Vendas online: Livraria Martins Fontes Paulistas