Medo de injeção é tema de livro infantil de autora cearense
Cearense Ana Marcia Diogenes lança livro infantil "Entrou injeção, saiu o quê?", baseado em experiências vividas na infância
A autora cearense Ana Marcia Diógenes lança nesta sexta-feira, 14, seu mais novo livro infantil. “Entrou injeção, saiu o quê?” conta a história da pequena Sofia, de oito anos, que possui grande medo de injeção. Com a ajuda do pais, através de diálogo e criatividade, eles encontraram uma solução junto com a criança para superar esse desafio.
A autora conta ao Vida&Arte que o enredo surgiu a partir de uma vivência própria, ainda na infância, por ela mesma ter medo de tomar injeções quando estava doente. Seus pais foram pacientes para a convence-la sobre a necessidade de tomar a medicação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
E ainda a presentearam com livros de histórias que vinham junto com um disquinho colorido. “Estes livros que ganhei foram a minha introdução no mundo da leitura, da imaginação. Eu ainda acompanhava a narrativa nos discos e me encantava com o mundo das histórias”, revela Ana Marcia Diógenes.
E a partir dessa experiência foi pensando em um roteiro que trouxesse esta realidade para as crianças da atualidade. Uma forma de facilitar a compreensão delas diante do que dói na hora, mas que acaba contribuindo para o bem-estar.
“É também uma maneira de contribuir para a formação de leitores, porque é importante que a leitura nos acompanhe desde bebês, com nossos pais, parentes, professores lendo para nós, até que possamos ler por nós mesmos. É um caminho que fica mais fácil percorrer, quando nos é ensinado desde cedo”, declara.
Para ela, a principal mensagem da história é que, além de fortalecer a compreensão da criança sobre dificuldades reais, que precisam ser enfrentadas, também passa pela necessária interação de pais e crianças para que conversa, afeto e criatividade se juntem em torno da busca de soluções.
“Mesmo os pais sabendo que, no caso de saúde, por exemplo, o remédio precisa ser tomado, é necessário explicar várias vezes até a criança entender. E mesmo que ela não se convença naquele momento, as explicações vão fazer parte dos pensamentos dela. Se sentirá respeitada”, pontua, acrescentando que toda criança deve ser ouvida em questões que lhe dizem respeito. Quando ela participa, aprende a argumentar, ceder, cresce mais confiante em si e nos relacionamentos.
O livro tem 24 páginas e foi publicado pelo Selo Editorial Quichaitá, da própria autora. O design e as ilustrações são de Karlson Gracie e a publicação integra a programação do “Botando Banca na Mostra Ceará - Quadrinhos, livros e cordéis de autores e autoras cearenses”. E está inserida na Mostra Ceará de Turismo e Cultura, que acontece de 11 a 15 de junho.
Lançamento do livro “Entrou injeção, saiu o quê?”
- Quando: sexta, 15, às 18 horas
- Onde: Shopping Iguatemi ( Av. Washington Soares, 85 - Edson Queiroz)
- Quanto: R$35
- Vendas: direto com a autora (85) 99982.7217 ou anamarciadiógenes@gmail.com
- Instagram: @namarcia