Guitarrista espancado na Bahia foi sepultado neste domingo
Flávio de Oliveira da Silva, o Fal Silva, ganhou notoriedade como músico do grupo Afrocidade. Ele tinha 32 anos e foi assassinado na sexta-feira, 24
19:36 | Mai. 26, 2024
A ida a uma pizzaria de um familiar marcou os últimos momentos de vida do músico Flávio de Oliveira da Silva, antes de ser espancado até a morte. O fato aconteceu na última sexta-feira, 24, na rua Bahia, bairro Novo Horizonte - localizado no município de Camaçari, a 50 km de Salvador. O sepultamento do guitarrista do grupo Afrocidade aconteceu na manhã deste domingo, 26, no cemitério da cidade.
A crueldade na forma como a morte dele aconteceu provocou muita comoção entre seus familiares, amigos, músicos e fãs. Alguns artistas utilizaram suas redes sociais particulares para se manifestar e se despedir de Fal Silva, como era conhecido.
Segundo relato da família, em entrevista à TV Bahia, no momento em que estava no estabelecimento comercial, ele foi abordado por quatro homens, que eram “conhecidos seus". Ao se juntar ao grupo, já fora da pizzaria, o músico foi espancado, fato que lhe tirou a vida no meio da rua. Mesmo com a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia, Fal não resistiu ao ataque.
Leia mais
Desde 2011 ele fazia parte da Afrocidade. Produtora da banda, a Isé Música Criativa emitiu nota de pesar neste sábado, 25, quando lembrou da sua ousadia enquanto músico e destacou que ele era celebrado como “Violeira da maldade” pelo grupo baiano. “Quem acompanha o Afrocidade percebia o quanto ele vivia a música intensamente nos palcos e também fora deles”.
E acrescentou: “Nesse momento, ficam o lamento, a tristeza e a saudade, mas fica também a certeza de que ele permanecerá sempre conosco e será sempre lembrado e admirado. Em nome da comunidade cultural, a Isé se sensibiliza e presta solidariedade e condolências às suas famílias, biológica e banda, aos amigos e fãs do artista”.
Artistas lamentam a partida de Fal Silva
Afrocidade, Luedji Luna e Rachel Reis foram alguns dos artistas e bandas que utilizaram as plataformas digitais para compartilhar mensagens de luto pela morte de Fal Sil. “Ainda difícil de acreditar, sentiremos muito sua falta. Descanse em paz, irmão”, escreveu a Afrocidade em post no Instagram.
Cantor e compositor da banda BaianaSystem, Russo Passapusso utilizou o espaço dos comentários da postagem para mandar sua mensagem de despedida: “Meus sentimentos mais profundos” Força para a família e amigos. Força para a família musical”.
Revelação baiana, Rachel Reis - cantora e compositora - compartilhou com um coração de luto uma foto com Flávio de Oliveira da Silva. Ela iria fazer um show com a banda Afrocidade no dia 15 de junho, em Belo Horizonte, capital mineira.
Ainda sem acreditar na partida do guitarrista, a cantora Luedji Luna escreveu que Fal a chamava de “Lu”, na intimidade. “Doce, doce, como poucos homens, candura pura. Mais um jovem negro assassinado, a Bahia perde, a música perde... Siga em paz e sem dor Fafal. Que Orum te receba em festa".