25 de maio, Dia da Toalha e do Orgulho Nerd: saiba origens da data

O Dia da Toalha é uma comemoração que teve início para homenagear o escritor Douglas Adams; conheça o autor e entenda as origens da data

A cada ano, o dia 25 de maio é tido como uma marca para celebrar o Dia da Toalha e o Dia do Orgulho Nerd, datas que representam o carinho dos fãs pelos legados de famosas obras de ficção científica.

O Dia da Toalha é uma comemoração que teve início para homenagear o escritor Douglas Adams, autor da “trilogia de cinco livros” que se inicia com o “Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Poesia e Cultura Nerd se misturam em 'Multiversos em Multiversos'; CONFIRA

Dia da Toalha: como surgiu a homenagem?

Após o falecimento de Douglas Adams, no dia 11 de maio de 2001, fãs do legado do autor começaram a organizar homenagens. A primeira aconteceu no dia 25 de maio, duas semanas após a morte de Adams, o que consolidou a data em tal contexto.

A escolha pela toalha se deu porque, na saga do Guia do Mochileiro das Galáxias, as toalhas são vistas como itens indispensáveis para viajantes: “um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar”, descreve o autor na história.

A narrativa criada por Adams trouxe, ao longo de seus livros, momentos icônicos para o universo geek, como a frase “Não entre em pânico” e o número 42, que representa, na história, a resposta de um supercomputador para a grande pergunta sobre a “Vida, o Universo e Tudo Mais”.

Dia da Toalha: a trajetória de Douglas Adams

Douglas Noël Adams nasceu em Cambridge, Reino Unido, no dia 11 de março de 1952. Formado em literatura inglesa, Adams iniciou sua carreira como escritor. Anos depois, começou a produzir, junto com Simon Brett, um programa humorístico de ficção científica para a rádio BBC 4.

Assim surgiu a saga do Guia do Mochileiro das Galáxias, adaptada posteriormente em formatos como um filme, um jogo e até uma série de quadrinhos.

Os livros foram: O Guia do Mochileiro das Galáxias (1979), O Restaurante no Fim do Universo (1980), A Vida, o Universo e Tudo Mais (1984), Até mais, e Obrigado pelos Peixes (1984) e Praticamente Inofensiva (1992).

Um sexto livro, chamado de E Tem Outra Coisa, foi escrito por Eoin Colfer e publicado em 2009 com autorização dos herdeiros de Adams.

Além da saga do Guia, Adams trabalhou escrevendo esquetes para o programa Monty Python's Flying Circus.

Dia da Toalha e Dia do Orgulho Nerd

Em adendo ao Dia da Toalha, 25 de maio é celebrado como o Dia do Orgulho Nerd por conta da estreia de Star Wars: Uma Nova Esperança. O primeiro capítulo na ordem de lançamento da saga espacial chegou aos cinemas no dia 25 de maio de 1977.

A iniciativa começou na Espanha em 2006, conhecida por “Día del Orgullo Friki”, unindo o Dia da Toalha, o lançamento da saga Star Wars e o “Glorioso 25 de Maio”, evento da série “Discworld”, do escritor Terry Pratchett.

CONFIRA: ‘The Mandalorian & Grogu’, de Star Wars, começa a ser produzido

Dia da Toalha: origem do termo 'geek'

O termo geek foi criado originalmente no século XX para designar trabalhadores de circo ("carnival", em inglês) inexperientes, figuras socialmente indesejáveis que, conforme o portal da Encyclopædia Britannica, chamavam a atenção do público ao "morder as cabeças de animais".

Em sua etimologia, a conotação negativa também permanece na palavra alemã "geck", traduzida para tolo. Nos dias de hoje, a gíria "geek" é considerada representativa de um grupo aficionado ou especialista em determinados hobbies, como tecnologia, cultura pop e temáticas relacionadas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar