Neto de Ariano Suassuna comenta filme 'O auto da compadecida 2'

João Suassuna revela que a continuação do filme nacional contêm a preservação da coerência de Ariano e que o público vai se emocionar e rir com a história

O filme “O Auto da Compadecida 2”, que tem estreia marcada para dezembro deste ano, já está deixando muitas pessoas com altas expectativas para rever João Grilo e Chicó, personagens que marcaram o cinema nacional. João Suassuna, neto do autor da obra, Ariano Suassuna, disse que toda coerência do avô está respeitada, que o público vai sentir sua presença, rir e se emocionar com a continuação do longa.

Durante a exposição imersiva “O auto de Ariano - O realista esperançoso”, em João Pessoa, João Suassuna contou novidades ao Vida&Arte sobre a continuação do filme. Ele afirma que todos da família do autor paraibano estão felizes com a continuação de uma das maiores obras de seu avô, e relembra que ela foi escrita em 1955, quando Ariano tinha apenas 28 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

“O Auto Compadecida se passa na década de 1930, e o segundo filme acontece 25 anos depois em 1955. Coincidentemente ou não, foi o ano, efetivamente, que a Ariano criou a obra, aos 28 anos. Então nada por acaso, como eu tenho dito, esse legado é de todos nós brasileiros. Vamos fomentar, difundir a cultura brasileira, levar adiante essa chama imortal dos grandes do Brasil”, contou.

Ele ainda continua, afirmando que tudo que está acontecendo em relação às obras de seu avô contém a preservação da coerência de Ariano. “E levando em consideração a frase que ele disse quando tomou posse na Academia Brasileira de Letras, em 1990: ‘Não nos limitamos a olhar as cinzas dos nossos antepassados, mas sim levar adiante a chama imortal que os animavam’. A gente está levando adiante a chama de Ariano”, expõe.

E revela que Ariano teve uma conversa com o diretor Guel Arraes expondo seu desejo de fazer uma continuação da obra com o nome de “As peripécias de João Grilo e Chicó”. E que apenas em 2020 que o diretor procurou a família para mostrar o projeto.

“Ariano efetivamente não deixou um livro, ‘O Auto Compadecida 2’ escrito, mas é tudo baseado no universo suassuniano. Vou dar uma antecipação: as duas peças favoritas de Ariano eram exatamente 'O Auto Compadecida' e 'A Farsa da Boa Preguiça'. E uma personagem mulher, favorita do meu avô, se chama Dona Clarabela e ela vai estar no 'Auto da Compadecida 2', interagindo com todos os personagens e com os protagonistas, João Grilo e Chicó”, revela, acrescentando que existe a possibilidade da exposição “O auto de Ariano - O realista esperançoso” acontecer em outros estados do Brasil. 

João Grilo e Chicó estrelam campanha de São João

A marca Brahma será patrocinadora "master" de "O auto da Compadecida 2", com direito a filme publicitário especial com a presença dos personagens João Grilo e Chicó. O anúncio aconteceu durante um evento exclusivo para convidados na exposição “O Auto de Ariano”, que celebra a vida e obra do autor paraibano, em João Pessoa (PB), na quarta-feira, 8.

E além de apoiar a produção, a parceria é inspiração para a campanha da Brahma no São João de 2024, que faz homenagem à cultura brasileira.

“Essa parceria com 'O Auto da Compadecida' é um verdadeiro mergulho na essência da cultura brasileira e nordestina. Para nós, estar ao lado de João Grilo e Chicó é um privilégio, para juntos convidar todos a viverem esta grande festa que é o São João”, diz Maurício Landi, diretor de marketing de Brahma. O filme de Brahma será lançado nas próximas semanas, embalando as comemorações juninas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar