De Porquinho da Paulista para o mundo: conheça Jonathan de Jesus

Através da arte e da música, Jonathan de Jesus está cada vez mais conquistando seus sonhos. O jovem lançará sua segunda música autoral próximo mês intitulada "Só Me Abrace"

Nos últimos anos a Avenida Paulista ganhou nova cor, arte, voz e até fantasia. Jonathan de Jesus Oliveira, o Porquinho da Paulista, como é conhecido, é um cantor e artista de rua que vem se destacando por sua alegria, talento e fantasias criativas. Nascido e criado em São Paulo, Capão Redondo, ele encontrou na arte de rua uma forma de realizar seus sonhos e tocar a vida das pessoas que passam pela via mais famosa da capital paulista.

Formado técnico em informática com curso superior em Logística, ele começou a cantar na rua há 10 anos conciliando com empregos formais. Há três anos, se dedica exclusivamente à arte de rua, usando fantasias para se destacar. A fantasia do porquinho o levou ao sucesso viral nas redes sociais, conquistando milhões de visualizações que ultrapassam barreiras geográficas. Ele chegou a ser notado pelo rapper e cantor chinês Lay Zhang, após performar sua música “Run Back To You”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em entrevista ao Vida&Arte, o artista de 28 anos revela que sentiu a necessidade de se destacar, se reinventar, “fazer as pessoas terem reações, sentirem algum sentimento”. Desde então, cada traje vestido acompanha uma placa com uma mensagem diferente. A do porquinho, por exemplo, leva uma mensagem sobre sorriso e alegria para as pessoas na rua.

Repercussão e seguidores

“Até hoje eu não tenho dimensão da repercussão que tive nas ruas, na internet. Mas eu estou muito feliz e sinto que estou chegando onde quero. Não é fama, mas é sobre tocar os corações e deixar as pessoas mais felizes”, afirma.

Com mais de 150 mil seguidores nas redes sociais, sua energia eletrizante é motivada por sua trajetória. Jonathan morou com os pais até os cinco anos. Após essa idade. somente com a mãe e logo depois com o padrasto. Em 2015, se despediu de casa por conflitos com o companheiro da mãe e, desde então, mora sozinho. “Minha mãe sempre me apoiou e é a maior inspiração que tenho”, comenta.

O “Porquinho da Paulista” também vem conquistando parcerias com empresas e eventos particulares.

Porquinho cantor e compositor

A música é a sua paixão e ele compõe as próprias canções. Apesar de não ter tido acesso à formação musical formal, ele se aprimora constantemente. “Eu tenho muito que aprender ainda. Tenho uma voz simples e me considero afinado”, afirma.

E ele não se limita a apenas cantar músicas brasileiras. Também se arrisca em diversos idiomas, como o inglês e o espanhol, mesmo sabendo apenas o básico. “Não, não sou fluente, eu sei o básico do básico. Meu sonho é aprender a falar (outra língua). Eu canto, pois eu escuto muita música em inglês e treino a pronúncia. Apesar de errar, estou aprendendo, mas quero muito me aprofundar e chegar na conversação” explica.

Tendo como inspiração artistas como Demi Lovato, Mariana Nolasco, Marília Mendonça, Lorde, Joelma, Tiago Iorc, Tim Bernardes, Melim e Amado Batista, o cantor busca se conectar com seus fãs pelas redes sociais. Seja gravando pedidos de músicas até ir para rua nos dias que seu público pode ir, tirando fotos com eles, cantando e dançando, chegando a levar dois microfones.

“Eu amo causar sensações e emoções nas pessoas e arte de rua é isso. Não é sobre ser o melhor cantor, mas é sobre fazer alguém sorrir. As pessoas falam isso nos comentários e nas mensagens privadas, comentários e mensagens emocionantes. Eu até salvo, pois me dá muita coragem e determinação”, assume entusiasmado.

Música, sentimentos e emoções

De fato, as músicas ocupam um papel importante em nossas vivências, seja por marcar algum momento ou nos lembrar de alguém. A Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus) afirma que alguns desses aspectos tem origem neurológica universal, enquanto outros são produtos da sociedade. É neste cenário de sentimentos e emoções provocados através das músicas que Jonathan busca fazer com que as pessoas que param para ouvi-lo se sintam melhores. Conforme o artista, o público afirma “que ele passa muita alegria, muita emoção, que melhora o dia delas por estar ali”.

Atualmente, com toda a repercussão na internet, Jonathan enxerga ainda mais espaço para seguir com seu trabalho. Sua próxima música autoral é intitulada “Só Me Abrace”, com estreia prevista para maio. Além disso, durante uma participação em um programa da Rede Record, ele ganhou a produção das suas músicas. O artista já tem uma canção chamada “Depois do Pôr do Sol” que está disponível em nas plataformas digitais.

“Ser artista de rua não é fácil, porém eu não desisti. Se eu tivesse deixado o cansaço ou desânimo me vencer, não conseguiria chegar onde estou hoje e não pretendo parar. Você acreditar em si é a chave, e também não se importar quando alguém falar que você deve parar. Eu consegui ganhar o que tanto queria que era a gravação das minhas músicas e hoje eu tenho isso na mão. Estou muito emocionado”, afirma emocionado.

A história de Jonathan de Jesus é um exemplo de como a arte e a música podem transformar vidas. Ao pensar no futuro, ele projeta: “continuar cantando na rua e fazendo música. Eu espero poder contar minha história, amo falar sobre a vida. Espero emocionar e alegrar, trazer um pouco de esperança por meio da minha música. Sobre o sonho material um dia quero ter uma casa própria e um carro próprio”, finaliza.

Conheça o Porquinho da Paulista

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

porquinho da paulista Vida&Arte arte de rua música viral redes sociais Fantasia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar