Dona Ivone Lara é homenageada com Dia Nacional da Mulher Sambista
Em homenagem a cantora e compositora Dona Ivone Lara a data será comemorada no dia 13 de abril
14:26 | Abr. 05, 2024
Nesta sexta-feira, 5, o Diário Oficial da União oficializou o Dia Nacional da Mulher Sambista. A data será comemorada no dia 13 de abril, para homenagear a cantora, compositora e instrumentista Dona Ivone Lara, também conhecida como rainha e primeira-dama do samba.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que institui o Dia Nacional da Mulher Sambista (PL 3057/21, do ex-deputado Chico D'Angelo (RJ)) ainda em 2023.
De acordo com Agência Câmara, a relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), foi favorável à proposta. Segundo ela, o projeto homenageia não apenas Dona Ivone Lara, como todas as “mulheres que deram sua contribuição para a formação da identidade cultural do País”.
Leia mais
Dia Nacional da Mulher Sambista
O projeto visa dar visibilidade aos sambistas, destacar o papel de protagonistas e reconhecer a importância das mulheres no desenvolvimento do gênero musical, que protagoniza uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.
Ivone Lara nasceu no Rio de Janeiro e realizou contribuições na área da psicologia e da música. Durante os 37 anos atuando no campo da enfermagem, a rainha do samba trabalhou no tratamento psiquiátrico com ações humanizadas, e sugeriu a Nise da Silveira, chefe da equipe do hospital, organizar "tratamento com música", ainda na década de 1940.
A cantora veio de berço musical, já que os pais eram músicos amadores. E ela foi responsável por quase 200 composições, quase todas ligadas ao mundo do samba. Um dos principais sucessos da historiografia da sambista é “Cinco Bailes da História do Rio", que a consagrou como a primeira mulher a vencer uma disputa de samba enredo.
Leia no O POVO + | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio