Shane MacGowan, vocalista do grupo The Pogues, morre aos 65 anos
Shane MacGowan, compositor e vocalista do grupo irlandês The Pogues, morreu aos 65 anos, após anos doente
Shane MacGowan, compositor e vocalista do grupo irlandês de folk-punk The Pogues, faleceu aos 65 anos, após uma longa batalha contra uma doença, anunciou sua esposa nesta quinta-feira, 30.
"Shane, que sempre será a luz que me guiará... foi para ficar com Jesus e Maria e sua linda mãe, Therese", escreveu a esposa de MacGowan, Victoria Mary Clarke, no Instagram. Segundo o jornal The Guardian, o cantor foi hospitalizado em dezembro de 2022 com encefalite viral e precisou passar meses em terapia intensiva
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Shane MacGowan, que foi hospitalizado diversas vezes desde julho, nasceu na Inglaterra, mas passou grande parte da infância na Irlanda com a família de sua mãe.
Leia no O POVO + | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio
The Pogues, grupo de grande sucesso na década de 1980, era famoso por suas canções sobre a Irlanda e a diáspora irlandesa no mundo.
Seu grande sucesso foi "Fairytale of New York", lançado em 1987, um clássico de Natal com elementos da música tradicional irlandesa.
"Shane será lembrado como um dos maiores letristas da música", afirmou o presidente da Irlanda, Michael Daniel Higgins, em um comunicado. Ele chamou muitas canções de MacGowan de "poemas perfeitamente elaborados".
MacGowan fundou o grupo The Pogues em 1982. O grupo virou uma voz política para os jovens imigrantes irlandeses na Londres dos anos 1980, em um movimento contra a então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher e como elemento para enfrentar a censura.