Morre Milan Kundera, autor de ‘A Insustentável Leveza do Ser’, aos 94 anos

Autor do clássico "A Insustentável Leveza do Ser", Milan Kundera morreu após uma enfrentar uma "prolongada doença"

O escritor tcheco Milan Kundera, autor de “A Insustentável Leveza do Ser”, morreu nesta terça-feira, 11. A informação foi confirmada por Anna Mrazova, porta-voz da Biblioteca Milan Kundera, em Brun, cidade natal do autor.

"Infelizmente posso confirmar que o senhor Milan Kundera faleceu ontem (terça-feira), após uma prolongada doença", declarou Mrazova em entrevista à emissora pública Radio Prague. 

A trajetória do autor foi marcada por romances provocativos, que adentram o enigma da condição humana, destacou o canal "France 24". O livro "A Insustentável Leveza do Ser", o principal de sua autoria, é considerado um dos clássicos do século passado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O romancista vivia na França desde que emigrou da antiga Tchecoslováquia em 1975, então sob o regime comunista. Em 1979, o então regime comunista retirou sua cidadania checoslovaca, mas dois anos depois o então presidente francês, François Mitterrand, concedeu-lhe a nacionalidade francesa. O primeiro sucesso de Kundera foi “Risíveis Amores”, em 1969.

Livro mais aclamado:

"A Insustentável Leveza do Ser" é uma ficção e filosofia que se entrelaçam por meio da história de quatro adultos capazes de quase tudo para vivenciar o erotismo que desejam para si. Como limite, encontram um tempo histórico politicamente opressivo e o caráter enigmático da existência humana. Infidelidade, amor, compaixão, eterno retorno, acaso e arbítrio são alguns dos grandes temas que Kundera articula num romance de ideias e paixões, em que o leitor percorre conceitos filosóficos de braços dados com cada um dos personagens - Tereza, Tomas, Sabina e Franz - e acompanha suas histórias de vida com a profundidade de um estudo.

Entre as obras de Milan Kundera estão:


  • “A Insustentável Leveza do Ser” (1984)
  • “A brincadeira” (1967)
  • “Risíveis Amores”(1969)
  • "Imortalidade" (1988)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Milan Kundera A Insustentável Leveza do Ser France 24 vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar