BECE abre inscrições de cursos gratuitos de escrita e mediação de leitura

Cursos ofertados na Biblioteca iniciam no dia 1º de novembro e seguem até 13 de dezembro; interessados têm até 23 de outubro para se inscrever

Ler, escrever e mediar leituras são formas de interação com o universo literário. Pensando nisso, a Biblioteca Estadual do Ceará - BECE, lançou a segunda edição do Pomar - Laboratórios de Escritas e Mediação de Leitura. As inscrições seguem até 23 de outubro e podem ser feitas no site da BECE.

Entre os objetivos do Pomar constam o incentivo às experiências coletivas de aprendizagem, experimentação com a palavra, estímulo à criatividade, reconhecimento da memória social, da ancestralidade e cidadania. As aulas acontecem no período da tarde, de 14 às 18 horas, com dias que variam de acordo com o curso escolhido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De aluno a professor

Formado em cinema e audiovisual pela Universidade Federal do Ceará, o escritor Levi S. Porto participou da primeira edição do Laboratório de Escritas. "Participei do Pomar na primeira edição e posso contar que foi uma experiência incrível, um estímulo enorme para quem sonha em escrever e se publicar. A BECE é linda, é gigante, é um equipamento que a gente tem que valorizar e aproveitar", conta.

Ainda em 2019, lançou sua obra de estreia, "Chinchila", estimulado por aulas com a escritora-professora Socorro Acioli. "Lembro dela dizer assim: 'gente, se vocês soubessem como é fácil publicar um livro!'. Aí eu fui lá e fiz, pra ver se era mesmo", relembra. De lá para cá, lançou outros dois livros, o ebook "Histórias pra Gente Entocada" (2020) e o "Ninho de Pássaro" (2021), este na versão física.

Jovem escritor Levi Porto tem três livros lançados "Chinchila" (2019, "Histórias pra Gente Entocada" (2020) e "Ninho de Pássaro" (2021)
Jovem escritor Levi Porto tem três livros lançados "Chinchila" (2019, "Histórias pra Gente Entocada" (2020) e "Ninho de Pássaro" (2021) (Foto: Emília Schramm/Divulgação)

Ele destaca a visita a comunidade do Poço da Draga, em Fortaleza, como um dos momentos mais marcantes da formação. Apaixonado por literatura desde a infância, Levi — hoje com 24 anos — faz parte da geração em que a escrita encontra espaço na internet.

"Comecei a escrever online — desabafos, cartas para ninguém, inventava personagens, poetizava a vida e as andanças. Percebi que a escrita iluminava meu dia, o mundo ficava cheio de cores. A literatura fazia com que eu me atentasse mais às pessoas, fosse mais participativo. Virou minha forma de falar com o mundo", compartilha o escritor.

Nesta edição do Laboratório de Escritas, Levi está como facilitador do módulo intitulado "Publique-se! Coloque sua história no mundo" e define como "maravilhosa" a sensação de voltar ao Pomar.

"Estou ansioso para conhecer novas histórias, ouvir novas memórias, exercitar a imaginação. Lá a gente sonha com mais gente escrevendo e se publicando, tirando os escritos da gaveta, perdendo a timidez, a vergonha. Temos de ser sem-vergonhas! Fica aí meu convite para vocês virem somar com a gente nesse novo Pomar", encoraja.

Conheça os Laboratórios

Dividido em três módulos, o Laboratório de Escritas propõe "reativar o prazer de escrever e de fabular" a partir de elementos reais da ficção. A ideia é abordar desde a criação de histórias às etapas de publicação e distribuição. Os módulos terão como facilitadores, além de Levi, Márcio Moreira e Alan Mendonça.

O público-alvo são jovens e adultos, a partir de 18 anos, com ensino médio completo, e a prioridade é para estudantes de instituições de ensino da rede pública e pessoas que atuam com a escrita ou projetos com iniciativas de mediação cultural e formação leitora. As aulas acontecem às terças e quintas das 14 às 18 horas.

Já o Laboratório de Mediação de Leitura, também voltado para pessoas a partir de 18 anos e com ensino médio completo, tem preferência por pessoas que atuam profissionalmente ou socialmente com mediação e promoção da leitura como professores, bibliotecários, seja em escolas ou projetos sociais de formação de leitores. As aulas serão às quartas e sextas das 14 às 18 horas e terão como facilitadoras Laiana Sousa, Patrícia Adjokè e Cícera Preta.

Cursos Pomar

Quando: de 1 de novembro a 13 de dezembro de 2022

Onde: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, Av. Leste Oeste, 255, Centro)

Inscrições: de 13 a 23 de outubro de 2022, no site da BECE

Resultado Final: até 28 de outubro de 2022

Laboratório de Escritas: terças e quintas das 14 às 18 horas

Laboratório de Mediação de Leitura: quartas e sextas das 14 às 18 horas

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

leitura livro palavra MEDIAÇÃO DE LEITURA cultura cursos gratuitos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar