Rock in Rio 1985: relembre histórias da primeira edição do festival

O Rock in Rio teve sua primeira edição em janeiro de 1985 e marcou o showbusiness nacional com shows de Queen, Iron Maiden, Barão Vermelho e Ozzy Osbourne

Após ser adiado devido à pandemia do coronavírus, o Rock in Rio realiza sua 9ª edição no Brasil. O tradicional festival do País iniciou sua programação nesta sexta-feira, 2, e segue com apresentações até o próximo fim de semana.

Muitos artistas nacionais e internacionais estão marcados para performarem no evento, que acontece no Rio de Janeiro. Alguns dos nomes mais populares são Iron Maiden, Justin Bieber, Post Malone, Guns N’ Roses, Green Day, Coldplay e Dua Lipa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A festa, que reúne um lineup de cantores e bandas em alta no momento, já promoveu edições em outros países como Lisboa, Madrid e Estados Unidos. Mas é no Brasil que o festival constrói sua história há quase três décadas.

Realizada pela primeira vez em janeiro de 1985, o evento ganhou repercussão nacional logo no período de seu anúncio porque - até aquela época - não era comum que artistas estrangeiros fizessem shows na América do Sul.

O evento, idealizado pelo empresário Roberto Medina, ocorreu em um terreno de 250 mil m² que ficou conhecido como a “Cidade do Rock”. Com o maior palco já construído no mundo, o espaço foi demolido no fim da programação de dez dias ininterruptos a pedido do governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola.

Atualmente, o Rock in Rio é uma marca que mantém fama mundial e percorre longos anos de experiência. Mas, naquele período, ainda era um projeto iniciante. Apesar disso, o primeiro nome a assinar o contrato com o evento tinha um grande peso: Ozzy Osbourne. “Ozzy Osbourne foi o nome que topou, antes de todos, entrar nessa jornada com a gente”, escreveu a organização nas redes sociais.

Em alusão ao retorno do festival, o Vida&Arte relembra os artistas e os principais momentos que marcaram a edição de 1985. Veja:

Queen

Mais de 250 mil pessoas se juntaram para assistir à apresentação do Queen, que foi eleito pelo próprio grupo como um dos melhores shows que eles já fizeram na carreira. Sobre o espetáculo, Freddie Mercury disse, em texto divulgado pelo perfil oficial da banda no Instagram: “Quando você tem uma plateia tão grande como essa, a adrenalina apenas te domina, então acho que eu estava mais feliz que o normal”.

Com formação composta por Freddie Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor, os membros enfrentavam uma série de conflitos naquela época. Em uma fase considerada mais pop devido ao álbum “The Works” (1984), os quatro integrantes não concordavam sobre a produção criativa e também tinham uma recepção mista da crítica acerca dos lançamentos. Logo em seguida, Mercury lançaria o projeto solo “Mr. Bad Guy”.

Dois anos após o Rock in Rio de 1985, o vocalista descobriu ser portador de vírus HIV. Ele faleceria em 1991, vítima de broncopneumonia, um dia após ter falado sobre a Aids publicamente.

Barão Vermelho

O Barão Vermelho, que em 1985 ainda contava com Cazuza como vocalista, se apresentou no palco do festival com algumas de suas músicas mais populares. Entre as canções do selist, estavam “Maior Abandonado”, “Todo Amor Que Houver Nessa Vida”, “Bete Balanço”, “Mal Nenhum”, “Por Que A Gente É Assim?” e “Pro Dia Nacer Feliz”.

O grupo estava no auge de sua fama e encerrou a apresentação no dia 15 de janeiro com uma fala do cantor, que era uma reflexão sobre o período político: “Que o dia nasça lindo para todo mundo amanhã. Um Brasil novo, com uma rapaziada esperta”.

Naquela mesma data, Tancredo Neves havia sido eleito pelo Colégio Eleitoral. Chegava ao fim a ditadura militar (1964 - 1985), mesmo que o primeiro presidente do Brasil após o regime tivesse sido escolhido por eleições indiretas.

AC/DC

A banda tocou durante duas noites, sendo o último dia focado quase que especialmente nas atrações do heavy metal. Além do grupo, outros nomes participaram, como Scorpions, Ozzy Osbourne e Whitesnake.

Os integrantes viviam um período conturbado: com mais de uma década de carreira, eles tinham confrontos entre os membros que envolviam problemas com drogas, além de desentendimentos sobre os trabalhos que lançavam.

O álbum mais recente deles na época era “Flick of the Switch”, de 1983, que tinha sido visto como um fracasso entre a crítica especializada. Apesar disso, eles se mantinham como um grande nome do rock internacional.

Inclusive, antes de se apresentar no Rock in Rio, a banda tinha finalizado as gravações do disco “Fly on the wall”, que foi produzido em apenas três semanas e lançado em junho do mesmo ano. O trabalho teve sucessos como “Shake Your Foundations” e “Danger”.

Baby Consuelo e Pepeu Gomes

Pepeu Gomes e Baby Consuelo - que mais tarde mudaria seu nome artístico para “Baby do Brasil” - viviam o auge da fama na década de 1980. Com o fim do Novos Baianos, grupo que emplacou grandes discos como “Novos Baianos” e “Vamos Pro Mundo”, todos os ex-integrantes seguiam carreira solo.

Parceiros de vida e de música, o casal tinha grande sucesso na música brasileira. Eles já possuíam vários álbuns na trajetória e eram reconhecidos pela mistura de guitarras aceleradas com sambas, visual colorido e liberdade criativa. Mas havia um medo: ambos se apresentariam no dia dedicado ao heavy metal.

Apesar disso, os dois conseguiram domar a plateia. Pepeu Gomes cantou e tocou guitarra, enquanto Baby Consuelo, grávida de seis meses e exibindo a barriga para o publico, optou por músicas populares no repertório nacional, mas com uma pegada bem rock. Juntos, eles fizeram "Ziriguidum", "Todo dia era dia de índio", "Brasileirinho" e outras.

Ozzy Osbourne

O cantor Ozzy Osbourne passou toda a década de 1970 como integrante da Black Sabbath. A banda foi um dos maiores sucessos do heavy metal e até hoje é reverenciada como um dos grandes nomes do gênero.

Entretanto, o artista havia sido demitido do grupo por causa de seus problemas com o álcool. Apesar disso, teve uma carreira solo de repercussão internacional com discos como “Blizzard of Ozz” (1980), “Diary of a Madman” (1981) e “Bark at the Moon” (1983).

Uma das atrações mais esperadas do Rock in Rio de 1985, ele revelou, anos depois, sua aversão ao Rio de Janeiro. Em sua autobiografia, falou sobre as desigualdades sociais que percebeu no Brasil e suas decepções.

“Eu fiquei desapontado com o lugar. Tinha esperado ver a Garota de Ipanema em cada esquina, mas não vi nenhuma. Havia só um monte de crianças pobres correndo pelo lugar como ratos. As pessoas eram ou absurdamente ricas ou viviam nas ruas – parecia não haver nada no meio”, escreveu.

Ney Matogrosso

Ney Matogrosso foi o responsável por abrir a primeira edição da história do Rock in Rio. Com seu estilo extravagante, ele inaugurou o evento, que contaria com Queen, Iron Maiden, Whitesnake, Baby Consuelo, Pepeu Gomes e Erasmo Carlos no mesmo dia.

O cantor, porém, sofreu com o público. No documentário "Rock in Rio - A História", disponível no streaming Globoplay, revelou: “começaram a jogar ovos cozidos”. “Eram centenas de milhares de pessoas. Umas 10 pessoas começaram a jogar ovos cozidos, com a casca. E eu chutava de volta em cima deles. Eu que não vou levar desaforo, né? Queria estar representando um pensamento dentro daquilo”, lembrou.

Na década de 1980, o artista já tinha uma longa trajetória solo, que iniciou após sair da banda Secos & Molhados. Alguns dos seus discos eram “Destino de Aventureiro” (1984), “Pois É” (1983), “Mato Grosso” (1982), “Ney Matogrosso” (1981) e “Sujeito Estranho” (1980).

Iron Maiden

Iron Maiden costuma ser um nome recorrente na lista de shows internacionais no Brasil. Mas, na década de 1980, essa realidade parecia distante de acontecer. O grupo de heavy metal tocou apenas uma noite no Rock in Rio e era uma das atrações mais aguardadas.

A banda foi a única que se apresentou somente em um dia, porque eles estavam no meio da turnê “World Slavery” com o objetivo de promover o álbum “Powerslave” (1984), que reunia canções como “Aces High”, “2 Minutes To Midnight” e “The Number of the Beast”.

A locomoção até o Rio de Janeiro não era uma boa logística, mas ocorreu mesmo assim. A banda havia tocado nos Estados Unidos quatro dias antes da apresentação na capital carioca e iria retornar para ter outro show nos EUA três dias depois.

Erasmo Carlos

Um dos nomes mais famosos do rock brasileiro, Erasmo Carlos participou do primeiro dia do Rock in Rio, mas passou por uma série de problemas com a plateia. Na época, ele era popular, tinha gravado quase 20 discos de estúdio e estava acostumado com um público tranquilo.

"Nós tínhamos uma energia de paz e amor, de solidariedade. Sempre achei que a música unia as pessoas. Eu estava dando música para o público e achava que ia receber amor. Mas não foi assim que aconteceu", disse o artista em entrevista para o Uol, em 2011.

Os fãs de heavy metal que estavam presentes não gostaram da escolha de Erasmo Carlos para o lineup e começaram a vaiar. Foi somente depois de algumas músicas que o público pareceu aceitar sua apresentação.

Mais artistas do Rock in Rio 1985

Internacionais
- Whitesnake
- George Benson
- James Taylor
- Al Jarreau
- Rod Stewart
- Nina Hagen
- The Go-Go's
- Blitz
- Scorpions
- Yes
- The B-52's

Nacionais
- Ivan Lins
- Gilberto Gil
- Elba Ramalho
- Lulu Santos
- Os Paralamas do Sucesso
- Alceu Valença
- Moraes Moreira
- Eduardo Dusek
- Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens
- Rita Lee

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vidaearte rock in rio rock in rio 2022 rock in rio 1985 queen iron maiden barao vermelho ozzy osbourne

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar