Orquestra faz homenagem aos 10 anos do Instituto Jacques Klein

Evento é gratuito e acontece no Theatro José de Alencar, com participação do coral Vozes de Iracema

A orquestra Jacques Klein realiza, nesta terça-feira, 6, um concerto em comemoração aos 10 anos do Instituto de mesmo nome. Com participação do coral Vozes de Iracema, o evento é gratuito e ocorre no palco principal do Theatro José de Alencar.

O Instituto Jacques Klein é uma entidade que trabalha para o desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade de Fortaleza. As organizações musicais reúnem cerca de 80 integrantes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No repertório do concerto estão obras de diversos autores contemporâneos e clássicos, como Norman Leydn, Del Borgo e o brasileiro Heitor Villa-Lobos. Desde 2020, a direção artística e regência dos grupos estão a cargo do maestro Luís Maurício Carneiro.

Programa de música 

Por meio do Programa de Música Jacques Klein (PMJK), o instituto oferece atividades musicais, que atualmente atende a mais de 400 alunos. As formações vão desde a musicalização infantil até a especialização no instrumento de sua escolha, além de manter um acompanhamento social com o Programa Envolver, de Desenvolvimento Humano (PEDH), proporcionando o suporte necessário aos alunos e seus familiares nos núcleos Passaré e Casa José de Alencar (UFC).

Jacques Klein

Reconhecido como um dos grandes pianistas eruditos do Brasil, Jaques Klein nasceu em Aracati, no dia 10 de julho de 1930. Começou os estudos de música ainda pequeno, no Conservatório Alberto Nepomuceno, depois de ser flagrado dedilhando uma marchinha de Lamartine Babo no piano. 

Filho de uma família de judeus que estabeleceu-se no Ceará e comercializava algodão, o músico chegou a tocar para importantes nomes que passavam pelo Ceará, como Guiomar Novaes e Nikolai Orloff. Aos 9 anos, foi para o Rio de Janeiro, onde tirou o primeiro lugar num concurso do Conservatório de Música Brasileira.

Depois de uma passagem pelo jazz, Jaques Klein voltou ao piano erudito e alcançou importantes prêmios e postos pelo mundo. Estudou em Nova York e Áustria, e se destacou em concursos na Alemanha, Genebra e Suíça, além de ter sido condecorado em 1955 como o "melhor pianista do ano" em Londres.

Jaques Klein morreu em 24 de outubro de 1982, vítima de um câncer. Um mês antes, ele havia tocado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, acompanhado a Orquestra de Câmara de Moscou.

Serviço

Concerto Orquestra Jacques Klein e Coral Vozes de Iracema – 10 Anos do Instituto Jacques Klein
Quando: terça, 6, às 19 horas
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Centro)
Gratuito

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

concerto orquestra aniversário 10 anos orquestra jacques klein coral coral vozes de iracema theatro josé de alencar teatro fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar