80 anos de Zé Carioca: Disney celebra aniversário do personagem

Zé Carioca, primeiro personagem brasileiro da Disney, comemora 80 anos de existência nesta quarta-feira, 24 de agosto

Zé Carioca, o primeiro personagem brasileiro da Disney, estreava há 80 anos no filme “Alô, Amigos”. O longa-metragem, que mostrava Pato Donald em uma série de viagens por países da América do Sul, apresentou o papagaio que se tornaria famoso no imaginário dos brasileiros.

Agora, a Disney celebra o aniversário da ave com características humanas com várias ações e ativações. Haverá, por exemplo, uma música do Xande de Pilares em homenagem ao Zé Carioca que tem previsão de lançamento para setembro.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Entre as publicações mensais da Culturama, editora que detém os direitos de publicação do personagem, haverá uma nova história denominada “Um jovem chamado Zé”. O conteúdo inédito deve ser lançado em novembro no Almanaque Disney.

“A gente tem lançamentos programados a partir de agora e tem lançamentos que estão programados juntos com momentos importantes para os brasileiros. Vem a Copa do Mundo, e o Zé Carioca faz parte desse amor pelo futebol. Depois tem o Carnaval… É uma campanha que começou há muito tempo e ainda vai se prolongar”, revela Yonatan Politi, vice-presidente e diretor geral da área de Produtos de Consumo, Jogos e Publicações na Walt Disney Company Brasil, em entrevista ao O POVO.

Representante do Brasil

A diretora criativa global Tokie Esaka também reforça que os produtos contam com equipes compostas por brasileiros. “Todos os materiais que desenvolvemos foram feitos localmente. Contratamos artistas locais que representam lifestyles diferentes. A gente tentou não mostrar o Zé Carioca como sendo somente carioca, mas também sendo um personagem brasileiro que representa todos nós. A gente brinca que ele é gaúcho, mineiro…”, complementa.

Para a profissional, fazer ações comemorativas ao personagem é uma maneira de se conectar à tendência da nostalgia. “A nostalgia é uma tendência global. Você ter nostalgia de coisas que não viveu. As crianças de hoje querem viver o que os pais viveram. Uma situação icônica é o cassete de ‘Guardiões da Galáxia’. O Zé Carioca tem um pouco disso, porque é um personagem que tem todo um carisma que fez parte da infância dos pais e dos avós, e as crianças querem viver isso, elas querem comprar o gibi para conhecer melhor a história”, explica.

As ações terão parceria com várias marcas, como a Renner, a Vivara, a Havaianas, a Colorama e outras empresas que são destinadas a públicos distintos. Segundo Yonatam Politi, um dos objetivos da Disney é fazer com que os brasileiros tenham acesso aos produtos do Zé Carioca e de outros personagens, em geral.

“A gente quer, não só com o Zé Carioca, mas com outros personagens também, possibilitar que os brasileiros tenham acesso aos produtos da Disney. O Zé Carioca é perfeito para isso justamente porque é brasileiro e tem desenvolvimento local, obviamente aprovado pelas equipes globais. Por mais que a Disney seja uma empresa global, a estratégia é pegar conteúdos locais para serem desenvolvidos por artistas da região. Foi o que aconteceu com ‘Encanto’, que traz uma história da Colômbia, e ‘Viva - A Vida É Uma Festa’, que é do México”, cita.

Conheça mais

O Vida&Arte fez uma reportagem especial sobre a história de Zé Carioca. Na matéria, é possível conhecer o processo de criação do personagem e as mudanças que o papagaio passou durante as oito décadas de existência. 

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vidaearte disney ze carioca 80 anos de ze carioca personagem brasileiro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar