Brazilcore: entenda a tendência que viralizou nas redes sociais

A partir da utilização de símbolos e cores da bandeira brasileira, a tendência de moda "brazilcore" viralizou na internet

O amarelo verde dominaram as redes sociais nos últimos dias e dessa vez não foi por motivo político. As cores da bandeira brasileira, assim como a camisa da seleção de futebol, voltaram a ser destaque após influenciadores brasileiros e internacionais lançarem a tendência de moda "brazilcore" nas redes sociais. Mas o que é essa estética?

De acordo com o dicionário de Cambridge, um dos significados para "core" é "essência". Ou seja, o "brazilcore" consiste em apresentar a "essência" do Brasil por meio da utilização de símbolos nacionais em roupas e acessórios. Nas fotos que viralizaram, os influenciadores usam camisetas com as cores da bandeira brasileira, chinelas e a camisa da seleção. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A modelo norte-americana Alex Consani é uma das celebridades que viralizou com a tendência ao usar uma camiseta com "Brazil" escrito. Hailey Bieber também chamou atenção ao usar o Nike Dunk Low "Brazil".

A modelo norte-americana é filha da designer brasileira Kennya Baldwin e chegou a postar um story do tênis no instagram, colocando emojis da bandeira do Brasil e corações verde e amarelo.

A tendência chega em um período de ressignificação da bandeira brasileira, já que nos últimos anos foi adotada como símbolo das manifestações da direita e pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Até que, a partir de 2022, um movimento iniciado por artistas ressaltou a importância de não deixar políticos se apropriarem dos símbolos nacionais. Anitta foi uma das cantora que aderiu ao movimento ao usar as cores da bandeira no Coachella.

Além disso, a proximidade da Copa do Mundo é um fator que facilita a aderência das cores amarela, azul e verde, ainda mais que a nova camisa da seleção brasileira foi lançada há apenas algumas semanas. Mas, apesar de tudo isso, o "Brazilcore" tem sido criticado nas redes sociais.

Formada em moda, Amanda Honel é criadora de conteúdo no TikTok e apontou que há anos blusas de time são usadas em composição de looks, principalmente na periferia.

Outra crítica apontada por internautas é que a "estética brasileira" precisou ser aderida por personalidades estrangeiras, em sua maioria mulheres brancas, magras e de classe alta, para ser aceita pelo público brasileiro em geral.

@amandahonel e eu ainda tenho tanta coisa pra falar kkkk se quiserem eu trago mais sobre isso para conversarmos, mas o que acham? #brazilcore #brazilianaesthetic ♬ Na Rebolada - Os Quebradeiras & DJ Zullu & Machadez

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vidaearte brazilcore tendencia de moda moda autoral

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar