Silvero Pereira sobre papel de travesti em novela: "Me reeduquei"

Ator viveu Elis Miranda em "A Força do Querer", em 2017, mas afirmou ao podcast Papo de Novela que não aceita mais papeis de pessoas trans e travestis

O ator cearense Silvero Pereira — atualmente no ar em "Pantanal" — afirmou ao podcast Papo de Novela que, hoje, não aceita mais interpretar papeis de pessoas trans e travestis. Atribuindo a escolha à uma "reeducação", o ator ressaltou que aceitá-los seria impedir o mercado de empregar essas pessoas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O primeiro papel de Silvero na TV foi justamente o da travesti Elis Miranda, em "A Força do Querer" (2017), escrita por Gloria Perez. A escolha do ator para o papel se deu depois da novelista assistir à peça de teatro "BR Trans", escrita e protagonizada por Silvero a partir de histórias de vida de pessoas trans e travestis.

"O problema é mercado de trabalho. Hoje eu não faria a Elis Miranda, muito provavelmente. Porque eu também me reeduquei sobre essa história, e a gente precisa estar de acordo e em conhecimento com as lutas e as causas. Depois de 'A Força do Querer', eu não aceitei mais nenhum personagem trans/travesti, e inclusive deixei de fazer meus espetáculos por causa disso", afirmou na entrevista.

"Fui compreendendo essa questão dentro do mercado. Se a gente aceita, a gente está impedindo o mercado de ir em busca dessas pessoas. Se os héteros estão assumindo esses lugares, ou se os gays estão assumindo lugares de personagens travestis e trans, não vai haver mercado para essas pessoas", declarou.

O ator ainda compartilhou uma história de bastidores da participação dele no filme "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. No filme, ele interpreta Lunga, um personagem LGBT.

"No roteiro original, Lunga (personagem de Silvero no filme) é uma mulher trans. Quando a gente foi conversar, o Kleber fez uma série de testes e tinha decidido que seria eu, eu tinha dito que não poderia fazer, que ele deveria contratar uma atriz travesti ou trans", relembrou. A partir daí, o papel foi alterado.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Silvero Pereira Pantanal A Força do Querer

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar