Exposição reúne obras da arquiteta e artista visual Nícia Bormann

A mostra reúne produções suas desde os anos 1960 até os dias atuais, em um "convite" para descobrir a trajetória da artista

A arquiteta, urbanista, paisagista e artista visual Nícia Bormann terá sua produção exposta no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc). Será inaugurada neste sábado, 20, a mostra gratuita "Nícia Bormann - Um Olhar Sobre a Paisagem”, a primeira exposição individual da artista. A abertura será das 10h às 13 horas e a mostra ficará disponível para visitação até setembro.

A exposição passeia pela atuação de Bormann, carioca com mãe paranaense, pai cearense e a primeira mulher professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC. Em sua pesquisa, ela explora as artes, as arquiteturas e o paisagismo. A mostra reúne produções suas desde os anos 1960 até os dias atuais, em um “convite” para descobrir sua trajetória.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O visitante poderá conferir aquarelas, desenhos de observação, esboços e gravuras, fotografias, instalação no piso com vegetação, madeira, ladrilho e cerâmica, plantas de trabalhos arquitetônicos e paisagísticos e publicações sobre a vida e a obra de Nícia.

Tem ainda textos da artista, da jornalista e curadora Izabel Gurgel e das pesquisadoras Érica Martins, que fez uma dissertação de mestrado sobre a trajetória de Bormann, e Fernanda Rocha, cuja dissertação versa sobre a obra do paisagista Burle Marx em Fortaleza. Quando estudante de Arquitetura no Rio de Janeiro, Nícia estagiou em seu escritório.

Nícia Bormann é graduada em Arquitetura pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual UFRJ, especialista em Paisagismo pela Universidade de São Paulo (Usp) e mestra em Planejamento Urbano pela UnB.

“Um Olhar Sobre a Paisagem” pontua também a sua atuação como professora na UFC e na UnB, os movimentos iniciais do paisagismo no Ceará e a autoria de projetos arquitetônicos em Fortaleza. Afinal, são de sua autoria o Bosque Eudoro Correia, na Aldeota, e a atual Praça José de Alencar, em um projeto dividido com o arquiteto Francisco Navarrete. 

Nicia Bormann: Um Olhar Sobre A Paisagem

Quando: abertura sábado, 20, das 10h às 13 horas; visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas; exposição disponível até 23 de setembro
Onde: Mauc (Av. da Universidade, 2854 - Benfica)
Gratuito

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

exposição nicia bormann mauc ufc vidaearte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar