Temporada de teatro de bonecos inicia em setembro em cidades do Ceará

Com o objetivo de homenagear a cultura cearense junto do teatro, o evento, este ano, homenageia Wagner Oliveira, multiartista de Ocara

O Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco (Fibce) inicia nova temporada no final deste mês com o tema “Mestre Pedro Boca Rica sob o olhar de Mnemosine, a Deusa da Memória”.

O evento é uma mostra não competitiva de espetáculos locais, nacionais e internacionais de teatro de bonecos, boi e reisado, com programação online e presencial. As apresentações vão acontecer nos dias 29 e 30 de agosto nas cidades de Barbalha e Crato, de 1º a 3 de setembro em Ocara (cidade de Mestre Pedro Boca Rica), e nos dias 5 e 6 de setembro em Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Artistas, companhias de teatro de bonecos e pesquisadores de seis países integram esta edição: Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Portugal e Uruguai. Do Brasil, o festival terá convidados do Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A cada edição o Fibce dedica homenagem a um artista de boneco, boi ou reisado de grande importância para a cultura do Brasil e, este ano, as honras vão para Wagner Oliveira, multiartista de Ocara.

As ações formativas de 10 de outubro a 19 de novembro também integram a programação, com multirresidências presenciais em Ocara, lançamento de livro e seminário online.

A publicação a ser lançada é “Mestre Pedro Boca Rica sob o Olhar de Mnemosine, a Deusa da Memória”. É um livro-catálogo sobre Mestre Pedro Boca Rica, espelhando o registro, a memória e o pensamento do Fibce.

O lançamento online será em 16 de novembro — dia de nascimento de Pedro Boca Rica, em 1936 — e no dia seguinte começa o seminário online sobre o tema do livro e do Fibce, que acontece ao longo de 3 dias (17, 18 e 19 de novembro).

Abertura em Barbalha e Crato

A programação começa no dia 29 de agosto no Cariri, na Escola de Saberes de Barbalha, para apresentações online de “Gabinete de Curiosidades”, da Cia. Tu Mateixa Marionetes, de São Paulo, e “Périplo Varieté”, da Cia. Periplo Marionetas Puppets Makers, da Espanha.

No dia 30, estudantes e público em geral conferem na Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, no Crato, de forma online, o espetáculo “Passos Largos”, do grupo Coriolis Teatro de Objetos, do Uruguai. No mesmo horário e local, acontece a apresentação presencial do espetáculo “Pequeno Show de Horrores para Sustos Medonhos”, da Trupe Motim de Teatro, de Quixeré, e a programação termina na Escola de Saberes de Barbalha com apresentações de duas atrações da cidade, o espetáculo “Chavascal”, do grupo Teatro de Bonecos de Barbalha, e o Reisado de Congo São Miguel Arcanjo, do Mestre Serginaldo.

Ações formativas

Em Ocara, o Fibce realiza, de forma presencial, a Multirresidência Criativa Cenário, Escultura, Cenografia, de 10 a 31 de outubro, com Valter Lamas, da Argentina. Será uma atividade de 40h/aula, realizada das 10h às 14 horas. São 30 vagas disponíveis com inscrições gratuitas. 

Em novembro, de 5 a 15, também em Ocara, o multiartista cearense Wagner Oliveira junto de Rosana Lopez, da cia. A alma em um fio de marionetas, da Argentina, conduzem a Multirresidência Criativa Intercâmbio Criativo, das 18h às 22h, com a mesma carga horária, número de vagas e inscrições gratuitas pelo Sympla. A multirresidência trabalhará a criação de uma escultura em tamanho real do mestre Pedro Boca Rica, que será exposta na entrada do município de Ocara, constituindo, na cidade, uma das atividades do Memorial Mestre Pedro Boca Rica.

O Fibce encerra as atividades com o lançamento do livro cujo título norteou esta edição, “Mestre Pedro Boca Rica sob o Olhar de Mnemosine, a Deusa da Memória”, no dia 16 de novembro de forma online, e nos três dias seguintes, 17 a 19 de novembro, com o Seminário Internacional Online sobre o mesmo tema. Com moderação de Maria Rejane Reinaldo, diretora do Fibce, o seminário tem como convidados artistas, produtores e pesquisadores do teatro, do teatro de bonecos e das artes em geral do Brasil e Portugal.

Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco

Espetáculos
Barbalha e Crato - 29 e 30 de agosto
Ocara - 1º a 3 de setembro
Fortaleza - 5 e 6 de setembro

Ações formativas
Ocara - 10 de outubro a 19 de novembro

Instragram: @festivaldeteatrodeboneco
Mais info: (85) 98758.1374

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vida e arte cultura cearense festival de bonecos 2022 meste pedro boca rica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar