Mais de 150 obras de Lula Côrtes são mapeadas e reunidas em site

Artista pernambucano, também conhecido pela produção musical e pela parceria com Zé Ramalho, também tinha seu trabalho como artista plástico

A Rede Lula Cortex lançou na quinta-feira, 14, um site que concentra a obra visual de Lula Côrtes (1949-2011), compositor, cantor, instrumentista, artista visual e poeta. O lançamento contou com uma live, realizada às 19 horas.

O site é resultado do projeto de pesquisa Atípicos, viabilizado pelo Funcultura e realizado entre 2020 e 2022, que teve por finalidade mapear e registrar o conjunto de pinturas, gravuras e desenhos de Lula Côrtes em acervos particulares. A equipe buscou valorizar a memória imagética do artista, usualmente conhecido por sua produção no campo musical.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Até então, foram mapeadas mais de 150 obras de Lula Côrtes, registradas através de visitas aos acervos privados de Katia Mesel, Alcione Móes e Manuel Cesário Ferreira Pinto.

Trajetória significativa

De acordo com Nemo Côrtes, coordenador e pesquisador do projeto, "Lula Côrtes teve uma trajetória bem significativa, experimentando várias técnicas e buscando referências em outros países, tendo até realizado experimentações com Salvador Dalí". "Esse projeto é uma forma de situá-lo na rede das artes visuais. É ainda uma forma de tentar dar conta da complexidade e vastidão de sua obra”, completa.

Para além do mapeamento das obras no âmbito das artes visuais, o site também reúne materiais como a discografia, entrevistas, shows, documentários e registros audiovisuais.

Reconhecido por seu pioneirismo em combinar a música popular nordestina com a psicodelia e o rock progressivo, Lula Côrtes iniciou sua carreira musical em 1973 com o disco "Satwa". Já em 1975, lançou junto a Zé Ramalho o "Paêbiru", disco brasileiro mais raro e valioso de todos os tempos e marco de um momento único da psicodelia. Apesar de prolífica, sua carreira como artista visual segue pouco conhecida por grande parte do público. (Romero Rafael/ Jornal do Commercio)

Serviço:

Site: lulacortes.com

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lula cortes musica brasileira vida e arte artes visuais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar