Porto Iracema das Artes realiza encontro sobre audiovisual indígena

O evento acontece na sede da Escola na próxima quinta-feira, 30 de junho, e é gratuito e aberto ao público

A Escola Porto Iracema das Artes realiza o encontro "Processos formativos de audiovisual em aldeias indígenas" na próxima quinta-feira, 30 de junho, às 19 horas. A atividade será realizada no auditório da escola, sendo gratuita e aberta ao público.

O encontro terá a exibição cinco filmes realizados no processo de formação da Escola. São eles: “Escola de Cinema Indígena Jenipapo Kanindé: Diálogos Culturais Povos Indígenas e Ciganos”, “Diálogos Culturais Povos Indígenas e de Terreiros”, "Ferida", "Festa do 'Muncunzá', do Povo Kanindé" e “Festa do Mocororó do Povo Indígena Jenipapo Kanindé”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, será realizado um debate com o professor Henrique Dídimo e a liderança indígena Antônia Kanindé, que ressalta a importância de promover um olhar descolonizado a partir da linguagem audiovisual.

“O momento presente nos leva a um novo movimento que partilha de formas de auto-representação, onde tem sido possível uma produção audiovisual dos próprios indígenas, partilhando entre si e com os outros suas vivências, seus conhecimentos, suas formas de organização, reivindicações, lutas e mobilizações”, explica Kanindé.

Para a líder indígena, ocupar as telas de cinema é um movimento de resistência ao promover a desconstrução dos estereótipos e de luta contra o racismo, considerando a diversidade dos povos indígenas e de suas produções audiovisuais no país.

“Aqui no Ceará o investimento nessa área, sobretudo em processos formativos com jovens, e a consolidação de espaços como este que está sendo proposto pelo Porto Iracema das Artes a partir do Cine Âncora, além de ser uma proposta de reconhecimento e divulgação desses trabalhos é um espaço que viabiliza um diálogo mais próximo com os povos indígenas do estado e abre portas para a inclusão das produções indígenas cearenses nos circuitos audiovisuais”, conclui.

Conheça os convidados:

 

Henrique Dídimo

Educador e escritor, Henrique Dídimo atua no audiovisual como diretor, roteirista, fotógrafo e editor, através de sua produtora, a “Guajara Filmes”. Também atuou como professor e coordenador pedagógico em projetos como Formação de Cineastas Indígenas (2017) e a Escola de Cinema Indígena Jenipapo-Kanindé (2018-2021).

Antônia Kanindé

Indígena do Povo Kanindé de Aratuba (CE), Antônia Kanindé é graduanda do bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), membro do Coletivo de Estudantes Indígenas na UFRB e da Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil.

Encontro sobre processos formativos de audiovisual em aldeias indígenas

Quando: 30 de junho, quinta-feira, às 19 horas

Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vida e Arte Porto iracema das artes processos formativos de audiovisual em aldeias indígenas Quando: 30 de junho quinta-feira às 19h

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar