OXA, cantora e bailarina queer, aborda desafios e conquistas da carreira

Cantora e bailarina, OXA participou do The Voice Alemanha, em 2019, e relembra aprendizados e desafios da carreira musical

A cantora queer OXA, que recentemente lançou o single “Bate Cabelo Pela Paz” com o intuito de unir sua arte ao movimento de resistência que é referência da cultura drag, comenta em entrevista ao O POVO sobre sua participação no The Voice Alemanha, do ano de 2019, e como trabalhou com a música em diferentes países.

OXA se identifica com o gênero fluido e é uma artista que dança, canta e interpreta. Ela explica que seu nome artístico representa seu corpo e sua alma, que transitam pelas forças masculinas e femininas. “Eu ainda estou me descobrindo muito. Quando eu desejei dar um ‘start’ nesse projeto para fazer com que as pessoas entendessem um pouco das minhas vivências, foi uma grande explosão e acabei recebendo o presente que é este nome”, diz.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A bailarina, do interior de São Paulo, mais especificamente de Taquarituba, começou a se destacar aos seis anos, quando venceu sua primeira competição de dança de salão. Aos 11 anos, OXA já estava fazendo parte da banda FanFarra Municipal, onde ficou por meia década.

Ganhando visibilidade e prestígio na sua cidade, foi convidada para fazer parte da companhia de dança Faces Ocultas, de São Paulo. A partir desse momento, com mais experiências e vivências, a artista passou a fazer audições para grandes programas, como o “Se Ela Dança, Eu Danço”, do SBT, no qual foi selecionada e conseguiu ser uma das finalistas, ganhando o 2º lugar.

A cantora também participou de uma competição no “Q’ Viva”, da RecordTV, criada por Jennifer Lopez com a intenção de encontrar um bailarino de cada país da América Latina, para fazer uma apresentação em Los Angeles, Estados Unidos.

OXA se destacou e levou o 1º lugar, realizando um dos primeiros sonhos de sua carreira. “Algo me dizia que eu ia realmente ganhar o programa. Eu me fechei em uma zona e me dediquei 100% a ele. O processo foi muito intenso, era a minha segunda vez em um reality show sem um empresário, ou seja, uma criança no meio de tantas pessoas experientes. Eu não falava muito bem inglês e nem espanhol, então, quando cheguei em Las Vegas, eu me desesperei porque estava sozinha. Mas, tudo começou a dar certo, e sei que as dificuldades aconteceram para me fortalecer e me fazer mais experiente para os novos trabalhos”, explica OXA.

Projeção internacional

A artista participou do musical “Rei Leão'' da Disney, e, logo depois, surgiu o convite para a audição do espetáculo de “Tarzan”, também da Disney, mas, dessa vez, na Alemanha. OXA foi aprovada e começou a aperfeiçoar ainda mais sua arte e seu conhecimento em outros idiomas. “Onde eu vejo que há um desafio e uma luz que vai permitir com que eu me conheça e me explore, eu sinto excitação. Tudo para mim se fecha, algo me toma e me faz vencer o desafio”, completa.

A artista iniciou o ano de 2019 se inscrevendo no The Voice Alemanha, no qual mais uma vez foi aprovada e começou a investir na sua carreira musical. “Eu mostrei para eles que sabia dançar, mostrei de onde eu vinha e a minha cultura, e isso foi muito importante”.

OXA indica que, na Europa, não é muito comum discutir sobre sexualidade e gêneros, por ser um local "mais aberto". “O preconceito existe? Lógico. A homofobia e a transfobia existem? Lógico. Mas é menos que no Brasil. Aqui a liberdade é mais segura”, diz ela.

Futuro da carreira

A artista finaliza dizendo que seu foco musical atualmente está no Brasil. “Meu público principal é o brasileiro. São as pessoas que me alimentam, e eu preciso alimentá-las não só com música, mas contar para o povo brasileiro quem é OXA, para que simpatizem com a minha vivência e a minha história. Quero inspirar as pessoas a irem atrás dos seus sonhos.”

A cantora afirma que está passando por um processo musical de reconhecimento e de autoconhecimento. “Eu estou experimentando. Acho que essa representatividade e militância não virão em todas as músicas. Eu fluo de uma maneira muito louca, eu quero mostrar muitas coisas, quero trazer versatilidade. Quero olhar pra trás e saber que fiz algo pela minha comunidade, mas também quero mostrar um lado mais visceral e íntimo”, revela.

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vida e arte oxa the voice oxa bate cabelo oxa alemanha

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar