História de Lampião e Maria Bonita vira novela da Globoplay

A novela "Guerreiros do Sol" conta a história de Lampião e Maria Bonita e será uma novela de exibição exclusiva para a plataforma Globoplay; saiba mais

14:23 | Jun. 01, 2022

Nelson Xavier e Tânia Alves protagonizaram a primeira produção sobre a história de Lampião e Maria Bonita na Globo (foto: Reprodução/Tv Globo)

A Globoplay, streaming da TV Globo, anunciou a sua terceira novela original, que será uma adaptação da história de Lampião e Maria Bonita. A produção é dos autores George Moura e Sergio Golderberg, os mesmo do sucesso “Onde Está Meu Coração”, e tem previsão de estreia em 2024.

O sucesso da primeira novela exclusiva do streaming, “Verdades Secretas 2”, foi um incentivo para que a Globoplay continuasse produzindo conteúdos para a sua plataforma. A trama de Lampião e Maria Bonita foi vendida inicialmente como uma série de 30 episódios pelos autores. No entanto, a história foi investida enquanto novela.

Quem foram Lampião e Maria Bonita

Lampião e Maria Bonita são protagonistas da história do Cangaço e lutavam contra a opressão dos coronéis no Brasil. No final do século XIX e começo do XX, o Nordeste sofria com a miséria causada pela seca no País. As disputas por territórios eram violentas, e os coronéis e seus bandos tinham controle das regiões.

Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, foi líder do bando contra a ditadura dos coronéis e, junto a Maria Bonita, sua companheira, roubava dinheiro de ricos e enfrentava a polícia, causando o medo por onde passava.

A história do Cangaço já foi minissérie da Globo

O casal líder do movimento cangaceiro foi enredo da primeira minissérie da Rede Globo. A produção teve oito capítulos e estreou em 1982. A direção foi de Luis Antônio Piá e Paulo Afonso Grisolli.

Os protagonistas escolhidos para encenar o casal Lampião e Maria Bonita foram Nelson Xavier (1941-2017) e Tânia Alves. O elenco contava ainda com Arnaud Rodrigues, Roberto Bonfim, Regina Dourado, José Dumont e o fortalezense B. de Paiva. A minissérie recebeu prêmios nacionais e estrangeiros, entre eles, a medalha de ouro do Festival de Filmes e Televisão de Nova York.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui