Espetáculo "Tarsila" no centenário da Semana de Arte Moderna

O Grupo Mirante de Teatro Unifor apresentará nos dias 13 a 15 de maio a peça "Tarsila" em homenagem a Tarsila do Amaral e ao centenário da Semana da Arte Moderna.

Este ano a Semana de Arte Moderna, evento artístico e cultural criado com o propósito de apresentar a nova estética moderna no meio artístico, completou o seu centenário. Para celebrar esse momento, o espetáculo “Tarsila” estreia nos dias 13, 14 e 15 de maio no Teatro Celina Queiroz. A peça aborda a vida e obra de Tarsila do Amaral e sua relação com outros importantes modernistas da época.

Tarsila do Amaral é considerada uma das maiores artistas modernistas da América Latina e a brasileira de maior sucesso em obras nacionalistas dessa estética. Suas pinturas são marcos importantes para a identidade artística do País.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conversa com a diretora 

Em entrevista para O POVO, Hertenha Glauce, diretora do Grupo Mirante de Teatro Unifor, justificou a escolha de Tarsila como protagonista do espetáculo. Segundo ela, Tarsila foi escolhida por Maria Adelaide Amaral, autora do espetáculo. “Nós recebemos o convite e desafio do então chanceler, Airton Queiroz, em 2016 para que fizéssemos a nossa versão desse texto, com o Grupo Mirante de Teatro Unifor. E claro, de pronto aceitamos!”

Sobre os outros modernistas que seriam abordados na peça. Hertenha comentou que, embora Tarsila não tenha feito parte da Semana de Arte Moderna, ela se tornou uma das maiores modernistas do Brasil e a vida dela com outros modernistas se misturam.

“A relação de amor e ao mesmo tempo conflituosa entre Oswald de Andrade com Tarsila e também com Mário. As angústias de Anita e ainda as perdas na vida de Tarsila, são o motor da peça.”

As histórias que envolvem o espetáculo apresentam também a vida pessoal dos modernistas, “tornando-os, por que não dizer, humanos.”, disse a diretora.

Quando: 13, 14 (20h) e 15 de maio (19h)
Onde: Teatro Celina Queiroz
Quanto: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Censura: 14 anos
Vendas: Sympla, Loja, Centro de Convivência da Unifor e Bilheteria do Teatro Celina Queiroz nos dias do evento.
Mais informações: @gmirante.teatro

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

peça de teatro agenda tarsila tarsila do amarau modernismo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar