Dorama japonês: saiba o que é e entenda o sucesso das novelas nipônicas

Os doramas japoneses foram os primeiros a ser feitos e deram início às produções que dominam a Ásia. Entenda mais sobre dorama japonês e por que faz tanto sucesso

21:17 | Mai. 11, 2022

O dorama japonês foi o primeiro a ser produzido para a televisão asiática. Saiba mais sobre o que são os doramas e por que fazem sucesso (foto: Reprodução)

Os doramas, estilo de produções audiovisuais que se assemelham às séries ocidentais, são originárias do Japão, apesar da popularização das versões coreanas. Nos anos 1950, os doramas começaram a ser produzidos e exibidos na televisão japonesa, quase da mesma forma que as novelas são exibidas aqui no Brasil.

Com roteiros dramáticos, em sua maioria envolvendo romance, temas familiares e outras facetas da cultura japonesa, o estilo dos doramas se popularizou em diversos países asiáticos. Atualmente, a produção faz muito sucesso no mundo inteiro, sendo até mesmo produzido e distribuído internacionalmente por gigantes do streaming como a Netflix.

Conheça abaixo mais sobre os doramas e entenda o que torna essas novelas nipônicas e suas derivadas tão famosas.

Dorama japonês: a origem do termo

Inicialmente, a palavra “dorama”, que deriva da pronúncia em japonês da palavra inglesa “drama”, era utilizada somente para as produções advindas do Japão. Hoje em dia, com a popularização desse tipo de programa seriado, tanto as produções japonesas quanto as coreanas, as chinesas, e outras também podem ser chamadas de “doramas”.

Os doramas não são um gênero, mas sim um tipo de produção. Isso porque existem tantos tipos diferentes deles, que seria impossível englobá-los sob uma só temática: podem ser de mistério, de comédia, de romance ou até mesmo históricos, que são os que mais fazem sucesso em países como a China, que têm uma rica tradição histórica.

Dorama japonês: por que faz tanto sucesso?

O sucesso dos doramas em comparação com as séries asiáticas pode ser atribuído, principalmente, ao fator cultural: as produções do Japão, da Coreia do Sul etc, são idealizadas, produzidas e lançadas por pessoas inseridas no contexto social retratado nos episódios. Temas como a valorização da família e dos costumes, o respeito aos mais velhos, a importância do dever e da tradição, são muito vistos nos doramas, mesmo nos que focam em romances.

Mas existe outro fator importante: o investimento. Os países do leste asiático, por exemplo, investem muitos recursos nessas produções, e a qualidade das atuações, do cenário e dos roteiros é que resultam no sucesso estrondoso que os doramas fazem hoje pelo mundo inteiro.

Só no ano de 2020, o presidente coreano Moon Jae In investiu o equivalente a mais que R$ 7 bilhões no setor de cultura; isso após quase 25 anos de dedicação do setor de cultura da Coreia do Sul, que desde 1997 se debruça sobre o avanço de produtos culturais pela Ásia e pelo globo, aumentando o alcance do seu soft power.

Hoje, os frutos da influência da cultura asiática podem ser claramente vistos: do aumento astronômico da popularidade de animes, doramas e grupos de k-pop, que já tomam conta das charts e dos trending topics das redes sociais. O sucesso dos doramas foi e é um grande contribuinte para a expansão da cultura asiática pelo mundo.