Djamila Ribeiro é convidada para cadeira de Lygia Fagundes Telles na APL

Filósofa e ativista Djamila Ribeiro foi convidada para ocupar a cadeira de Lygia Fagundes Telles na Academia Paulista de Letras, que ficou vaga após a morte da autora no começo de abril

11:23 | Abr. 14, 2022

Filósofa Djamila Ribeiro pode ocupar cadeira de Lygia Fagundes Telles na Academia Paulista de Letras (foto: Instagram / Reprodução e divulgação)

A filósofa, escritora e ativista santista Djamila Ribeiro deve ser a mais nova integrante da Academia Paulista de Letras (APL), ocupando a cadeira 28, vaga após a morte, no último dia 3, da autora Lygia Fagundes Telles, aos 103 anos. De acordo com a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, Djamila foi convidada para ingressar na instituição pelo presidente da APL, o professor e escritor José Renato Nalini.

Autora de obras como "Quem tem medo do feminismo negro?", "Lugar de Fala" e "Pequeno Manual Antirracista", Djamila tem 41 anos e é reconhecida nacionalmente pelos debates acerca de temas como raça e gênero.

Já Lygia, autora de "As Meninas", "Ciranda de Pedra" e "Verão no Aquário", é considerada um dos principais nomes da literatura nacional, tendo sido a terceira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1987. À APL, Lygia foi eleita em 1982.

O convite a Djamila feito pelo presidente da Academia Paulista, conforme informações da Folha, veio após a filósofa fazer uma fala "bem recebida" na instituição. A possível nova integrante da APL, logo depois do convite, se inscreveu para a vaga e aguarda oficialização do ingresso.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui