Referência do audiovisual negro, Zózimo Bulbul ganha mostra on-line

Plataforma Itaú Cultural Play irá disponibilizar nove produções com a presença do cineasta carioca Zózimo Bulbul (1937-2013) à frente e atrás das câmeras

A partir desta sexta, 5, o Itaú Cultural Play irá disponibilizar gratuitamente um panorama da produção audiovisual do cineasta e ator carioca Zózimo Bulbul. Figura central do audiovisual negro brasileiro, o artista é reconhecido por produções como "Alma no Olho" (1973) e "Abolição" (1998).

No total, a mostra irá disponibilizar nove produções com Zózimo. A ampla maioria será de filmes realizados pelo diretor, mas há na lista, também, o curta "Pedreira de São Diogo" (1962), de Leon Hirszman, que marcou a estreia do artista como ator. Zózimo foi o primeiro negro a protagonizar uma novela no Brasil, "Vidas em Conflito" (1969), da TV Excelsior.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A mostra traça amplo panorama histórico da carreira audiovisual de Zózimo como diretor, trazendo filmes das décadas de 1970 até 2010. "Alma no Olho" é o mais antigo, datado de 1973, produção pioneira do cinema negro do País.

Abolição, documentário de Zózizo Bulbul produzido para marcar os 100 anos da assinatura da Lei Áurea
Abolição, documentário de Zózizo Bulbul produzido para marcar os 100 anos da assinatura da Lei Áurea (Foto: reprodução)

 

Em "Aniceto do Império" (1981), documenta-se a biografia do fundador da escola de samba Império Serrano. Outro documentário é "Abolição" (1988) realizado no centenário do marco histórico e que traz uma investigação do processo a partir de olhares negros.

"Samba no Trem" (2000) e "Pequena África" (2002) resgatam histórias e espaços da cultura negra no Rio de Janeiro, destacando a importância do samba. O gesto é semelhante nos curtas "República Tiradentes" (2005), que foca na Praça Tiradentes; e "Zona Carioca do Porto" (2006), sobre a região portuária do Rio.

Completam a lista "Referências", que reúne grupo de cineastas negros como Waldir Onofre, Antonio Pitaga e Joel Zito Araújo para debater o cinema feito por eles no País, e "Renascimento Africano" (2010), último filme dirigido por Zózimo e que registra uma viagem do diretor ao Senegal.

Mostra Zózimo Bulbul

Quando: a partir de sexta, 5
Onde: www.itauculturalplay.com.br

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Zózimo Bulbul cinema negro Itaú Cultural Play mostra on-line cinema on-line

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar