Autora de "The Handmaid's Tale" é acusada de transfobia

Escritora compartilhou em seu Twitter um artigo que criticava o uso de linguagem neutra

Nesta terça, 19 de outubro, Margaret Atwood, autora de "The Handmaid's Tale", foi alvo de críticas ao compartilhar no Twitter um artigo que questionava o uso de linguagem neutra em termos de gênero. O texto, intitulado de "Por que não podemos mais dizer 'mulher'?", foi escrito pela colunista Rosie DiManno.

Segundo o artigo, o uso de linguagem neutra "apaga" as mulheres e a palavra "mulher" corre o risco de se tornar um palavrão, além de ser 'riscada do vocabulário oficial, erradicada do vocabulário médico e expurgado das conversas'. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Margaret E. Atwood (@MargaretAtwood) October 19, 2021

Margaret não chegou a fazer um comentário sobre o texto, apenas compartilhou o link, mas foi o suficiente para gerar uma polêmica. Internautas acusaram a autora de transfobia e rebateram o artigo compartilhado. "Ninguém está proibindo a palavra 'mulher'", disse um dos perfis.

A jornalista norte-americana Amanda Jette Knox também falou sobre o assunto: "Estou desapontada que você compartilhou isso, porque não é verdade. Ainda podemos dizer 'mulher' e também podemos dizer 'pessoas' quando faz sentido usar uma linguagem mais inclusiva. Eu não sou binária. Também menstruei e dei à luz 3 filhos. Dizer 'pessoas com menstruação' inclui mulheres E eu", explicou.

Margaret chegou a responder alguns dos comentários. "Você pode dizer 'mulher', mas também é ok dizer 'pessoa'", disse um internauta. "Talvez você deveria ler o texto de Rosie?", rebateu a autora. Ao responder outra crítica, ela também afirmou que a colunista não era "TERF", abreviação para feminista radical trans-excludente.

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vida e Arte The Handmaid's Tale Margaret Atwood Transfobia linguagem neutra

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar