Pesquisador musical José Ramos Tinhorão morre aos 93 anos

O jornalista, pesquisador e crítico musical José Ramos Tinhorão faleceu nesta terça-feira, 3 de agosto. Causa de morte não foi divulgada

O jornalista, pesquisador e crítico musical José Ramos Tinhorão faleceu nesta terça-feira, 3 de agosto, aos 93 anos. A causa de morte, entretanto, ainda não foi divulgada. As informações foram confirmadas pela Editora 34 para o jornal O Globo.

Considerado um importante estudioso da música brasileira, ele iniciou a carreira no jornalismo, em meados da década de 1950. Contribuiu para jornais como Diário Carioca, Jornal do Brasil, TV Excelsior, TV Globo e Veja.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nos anos 1960, iniciou sua trajetória na pesquisa sobre a cultura popular por meio do Caderno B. Com entrevistas a vários personagens famosos do samba, como Ismael Silva, Pixinguinha e Almirante, lançou o primeiro livro “Música Popular: um tema em debate”, que traça uma história do gênero no Rio de Janeiro.

A partir disso, publicou outras dezenas de obras, como “O Samba Agora Vai”, “As Festas no Brasil Colonial”, “História social da música popular brasileira”, “As Origens da Canção Urbana” e “O rasga: uma dança negro-portuguesa”.

Durante as décadas de trabalho, José Ramos Tinhorão reuniu uma coleção de raridades de itens variados. Entre discos, livros, folhetos, periódicos e fotografias, parte de seu acervo está sob responsabilidade do Instituto Moreira Salles.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

josé ramos tinhorão música pesquisador musical luto música brasileira

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar