Último romance de Octavia Butler, "Fledgling" será adaptado pela HBO Max

Com nomes como Issa Rae e J.J. Abrams entre os produtores executivos, a plataforma encomendou o roteiro de um episódio piloto baseado na ficção científica de vampiros lançada pela autora em 2005

Octavia E. Butler (1947-2006) é uma das escritoras de maior repercussão contemporânea. Apesar do sucesso da abordagem de temas sociais pelo viés do afrofuturismo, da ficção científica e da fantasia, as obras da autora ainda não chegaram com força ao formato audiovisual - cenário que está para mudar. Nesta quinta, 29, a HBO Max anunciou a encomenda da produção do roteiro de um episódio piloto de "Fledgling" (2005), baseado no último romance lançado por Octavia Butler. Os dramaturgos Jonathan I. Kidd e Sonya Winton-Odamtten ficarão responsáveis pela adaptação.

O livro de Butler - que ainda é inédito no Brasil e cujo título, em tradução livre, significa "novata" - conta a história de uma garota amnésica que é aparentemente jovem. Com habilidades e necessidades sobre-humanas, ela conclui ser uma vampira geneticamente modificada. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Acervo de peso e problemas nas legendas: um balanço da HBO Max no Brasil

Além de Issa Rae (protagonista, criadora e produtora da série "Insecure") e J.J. Abrams (criador e produtor da série "Lost" e diretor de segmentos das franquias "Star Wars" e "Star Trek"), assinam a produção executiva os roteiristas Montrel McKay e Ben Stephenson.

Outras obras baseadas nos escritos de Butler estão em processo de produção. Há duas semanas, foi anunciado que a adaptação de "Kindred - Laços de Sangue" produzida pelo canal FX será dirigida pela cineasta Janicza Bravo. Mallori Johnson já havia sido divulgada como a intérprete da protagonista, Dana.

Leia também | "As pessoas brancas nunca enfrentam essas questões de vida ou morte", aponta atriz da série Lovecraft Country

A obra, publicada em 1979, segue uma jovem autora que misteriosamente passa a viajar no tempo entre a Los Angeles dos anos 1970 e o estado de Maryland no período pré-Guerra Civil, marcado pela escravidão. 

Leia também | Por menos de R$ 55,90: conheça planos de outros streamings além da Netflix

Finalmente, a Amazon está envolvida com duas adaptações de livros de Butler, mas não há informações recentes sobre as produções. "Wild Seed", produzida pela atriz Viola Davis e adaptada pela escritora Nnedi Okorafor, baseia-se na história de dois semideuses africanos que lutam para se manter imortais.

Já a adaptação de "Despertar", que abre a trilogia Xenogênese, será comandada pela diretora Ava Duvernay. A trama segue Lilith, uma mulher que acorda em uma nave espacial alienígena após 250 anos e descobre que a Terra passou por uma guerra catastrófica. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

octavia butler hbo max Fledgling

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar