Dia dos avós: relembre vovôs e vovós que marcaram o cinema e a TV

Confira a seleção do Vida&Arte com filmes e séries de avós marcantes do audiovisual

No Brasil, Portugal e na Espanha, o Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de julho. A data é referência à comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, que segundo a tradição católica seriam pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Para celebrar o dia, confira avós que marcaram o cinema e a TV:

Joe de "A Fantástica Fábrica de Chocolates"

Acamado por conta da idade, junto com os outros avós de Charlie, Joe é dominado pela animação quando o neto ganha um Golden Ticket para visitar a fábrica de chocolates. Ele acompanha Charlie durante o tour ao lado de Willy Wonka e dos outros ganhadores, ajudando o neto a manter a sensatez e ganhar o prêmio final.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Rainha Clarisse Rinaldi de "O Diário da Princesa"

A vida de Mia muda por completo quando descobre que sua avó paterna é a rainha de Genóvia. A trama apresenta a descoberta de parentesco entre Mia e Clarisse Rinaldi, enquanto a rainha prepara sua neta para assumir seu lugar no trono.

Edwin de "Pequena Miss Sunshine"

Com o apoio e companheirismo do avô, Olive corre atrás do seu sonho de prestar um concurso de beleza. O vovô Edwin sempre incentivou a neta a conquistar seus objetivos, principalmente por ser uma criança fora dos padrões.

Emily Gilmore de "Gilmore Girls"

Emily e Richard nunca foram muito tolerantes com a filha, Lorelai, que engravidou ainda adolescente. Porém, ao longo da série, a vó Emily mostra ser capaz de fazer tudo pela neta, apesar dos conflitos com a filha.

Rick de "Rick and Morty"

Na animação, Rick é um avô cientista e Morty seu neto curioso. O avô é excêntrico e alcoólatra, que evita muitas convenções costumeiras como escola, casamento, amor e família. Ele frequentemente vai em aventuras com o neto de 14 anos de idade.

Vovó...zona

Para pegar um ladrão, o agente do FBI Malcolm Turner decide se disfarçar de Vovózona, uma matriarca conhecida de uma pequena cidade sulista. Mas não basta ter a aparência da avó, ele precisará dominar as mesmas habilidades, como cozinhar e cuidar das crianças.

Dona Hermínia em "Minha Mãe É uma Peça 3"

Após se tornar uma das mães mais icônicas do cinema brasileira, Dona Hermínia também se tornou uma avó marcante no terceiro filme de "Minha Mãe É uma Peça", após Marcelina revelar que está grávida.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Dia dos avós Avós do cinema Avós da TV

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar