Dia Mundial do Rock: um tour musical pelos estilos e bandas

Hoje é dia de rock, bebê! E o Vida&Arte preparou uma seleção especial para curtir a data.

No Brasil, o dia 13 de julho é reconhecido como o Dia Mundial do Rock. A data é uma homenagem ao Live Aid, um mega festival que aconteceu simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos, em 1985. Com o objetivo de erradicar a fome na Etiópia, o evento contou com a participação de estrelas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath.

Leia Também | Fortaleza monta programação pra celebrar o Dia do Rock

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar de se chamar "Dia Mundial do Rock", a data é comemorada apenas no Brasil. As celebrações começaram na década de 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock - 89 FM e 97 FM -começaram a mencionar a data em sua programação. Hoje, a data é popular em todo o País, mas ainda contestada por especialistas da música, que alegam ter outros dias mais significativos para a história da música.

Leia Também | Dia do Rock: Diversidade e transgressão ecoam em momento de popularidade

Estilos de Rock

O gênero musical surgiu na década de 1940, no subúrbio dos Estados Unidos, e com influência do country, jazz e R&B. Nos anos 1950, ficou marcado por um elemento essencial para o ritmo nos dias atuais: a guitarra. Após tantos anos, o rock conseguiu se manter a partir da inovação, ganhando novas referências, técnicas e instrumentos. Confira os principais estilos de rock:

1. Rockabilly
Influenciado pela música country e do R&B dos Estados Unidos, o estilo surgiu no início da década de 1950 e deixou seu legado graças a nomes como Carl Perkins, Elvis Presley, Johnny Cash e Buddy Holly.

 

2. Garage rock

O nome faz referência às bandas amadoras que surgiram das garagens das casas, com um som baseado em acordes básicos, distorções, pouca preocupação com as letras e, geralmente, baixo orçamento para gravações. The Standells e The Sonics são exemplos desse estilo.

3. Rock psicodélico

Nos anos 1960, nascia o rock psicodélico, que buscava por meio da música transmitir os efeitos causados pelos alucinógenos. O estilo usa elementos como pedais de efeito, teclados, distorção e instrumentos indianos, como a sítar e a tabla, para causar esse tipo de sensação. Os Beatles chegaram a usar o psicodelismo em suas canções, como no álbum "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band" (1967). Outros artistas que marcaram o gênero foram The Doors, Jimi Hendrix e Grateful Dead.

4. Rock Progressivo

Também da década de 1960, o estilo surgiu na Inglaterra e é marcado por longas composições, álbuns conceituais e pelo uso de instrumentos musicais não tão comuns no rock, como os de sopro. Bandas como Pink Floyd, Yes, Rush e Genesis representam o estilo.

5. Glam Rock

Também surgiu nos anos 1960 na Inglaterra, mas seu reconhecimento veio na década de 1970. Os artistas de glam rock têm como marca o estilo extravagante de se vestir e de performar, além de produzir músicas agitadas e enérgicas. David Bowie, New York Dolls, T. Rex, Heart são exemplos do estilo. A banda brasileira Secos&Molhados também usou elementos do glam misturados a outros estilos.

6. Folk Rock

Usando instrumentos como gaita e violão, o folk rock surgiu na década de 1960. Muitas de suas letras passam mensagens de protesto e críticas sociais. Os principais artistas que representam o estilo são Bob Dylan, Woody Guthrie, Joni Mitchell, The Band e a dupla Simon & Garfunkel.

7. Hard rock

O estilo marcou a década de 1970, combinando o rock psicodélico com o de garagem, o clássico, além de ter influência também do blues. A guitarra passou a ter mais intensidade nas músicas, além da distorção. Por isso o ritmo é considerado mais pesado. Led Zeppelin, Deep Purple, Kiss, Black Sabbath e AC/DC representam o gênero.

8. Heavy metal

Baseado no hard rock, o ritmo também é marcado por um som mais pesado, com guitarras distorcidas, bateria e baixo. Alguns representantes do estilo são Iron Maiden, Motörhead e Judas Priest.

9. Punk rock

Nascido na década de 1970, o ritmo é marcado por críticas à sociedade, abordando questões políticas e problemas sociais. O visual mais agressivo é característico desse estilo. Exemplos de bandas são os Ramones, Sex Pistols, Iggy Pop & The Stooges e The Clash.

10. Rock Alternativo

O estilo surgiu na década de 1980, mas ficou famoso nos anos 1990. Bandas da época tinham o punk rock como inspiração, mas não se encaixavam em nenhuma designação do período. R.E.M., Pixies e Radiohead são alguns dos representantes do rock alternativo.

 

11. Grunge

O ritmo nasceu em Seattle, nos Estados Unidos, na década de 1990. Com influência do punk rock, possui sons mais pesados e distorcidos, e costuma abordar questões existenciais em suas letras. O estilo ficou marcado pela banda Nirvana e outros nomes como Pearl Jam, Soundgarden e Alice In Chains.

12. Pop punk

Com origem na Califórnia, o pop punk teve muito sucesso nos anos 1990 e início dos anos 2000, misturando o pop e punk. Blink-182, Green Day, Offspring e Yellowcard representam bem o ritmo.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Rock Dia do Rock Dia Mundial do Rock

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar