Casa Absurda apresenta "Os grandes Vulcões" e "Prosopopeia"

Espaço cultural de Fortaleza realiza programação on-line no Canal do Youtube com debates unindo criadores e pesquisadores convidados

Com as atividades presenciais interrompidas há um ano devido a pandemia de Covid-19, a Casa Absurda, sede dos grupos Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma, tem ocupado suas redes sociais e YouTube com ações de difusão cultural e o compartilhamento de suas ações. As atividades são oriundas do projeto “Casa de Encontros Absurdos, Potências Criativas & Outras Coisas", ação iniciada em fevereiro que vai até agosto de 2021. Hoje e amanhã, às 19 horas, o espaço recebe as obras “Os grandes vulcões”, do Coletivo Comum (SP), e “Prosopopeia”, de Andreia Pires. Após as exibições do YouTube, os realizadores debatem sobre os trabalhos.

“Os grandes vulcões” é a nova obra do Coletivo Comum-SP, o monólogo inspirado no discurso de Harold Pinter (1930 – 2008) num registro híbrido entre o teatro e o cinema. O trabalho tem texto e direção de Fernando Kinas e atuação de Fernanda Azevedo. A peça reforça um dos traços mais recorrentes do coletivo (antiga Kiwi Companhia de Teatro), que é fazer a dupla investigação sobre a realidade social do País e do mundo. Após a exibição do espetáculo será realizado o debate “Desafios poéticos e políticos pelo comum” com Fernanda Azevedo, Helena Martins (professora e pesquisadora de Comunicação Social - UFC) e Ari Areia (ator, jornalista e ativista político), com mediação de Héctor Briones (professor curso Teatro UFC, PPGARTEs e Grupo de estudos LabCenas).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Prosopopeia" é um experimento cênico audiovisual, resultado da residência criativa com a encenadora Andreia Pires, que reuniu doze artistas de múltiplas linguagens durante os últimos dois meses, ação do projeto "Da Cena – Interlocução entre saberes e fazeres teatrais", apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc. Após a exibição do experimento será realizado o debate “Videoteatro” com Andreia Pires, Coletivo Comum e Pavilhão da Magnólia, com mediação do cineasta Victor Furtado.

Leia também | De Marília Mendonça a Imagine Dragons: confira lançamentos deste fim de semana

“Casa de Encontros Absurdos, Potências Criativas & Outras Coisas” é uma ação iniciada em Fevereiro de 2021 que possibilita o encontro e o intercâmbio entre as linguagens artísticas tendo a Casa Absurda como ponto de encontro entre grupos/coletivos e artistas. Devido às medidas de prevenção a Covid-19, as ações foram realizadas através de encontros virtuais, para trocas, vivências e livre experimentação. Ao longo dos meses algumas experiências foram compartilhadas no instagram @casaabsurda, assim tivemos aberturas de processo, rodas de conversas e apresentações artísticas, exposições e saraus.

A ação "Encontros Absurdos” reuniu Teatro e Literatura (Cia Prisma e Rouxinol do Rinaré, Julie Oliveira e Patrick Lima), Música e Audiovisual (dronedeus, fab nardy, insiranomeaqui e garu), Teatro (Pavilhão da Magnólia e Teatro do Concreto-DF) e Artes Visuais e Dança (Rosa Primo e Raisa Christina).

Serviço

Outras Coisas: “Os grandes Vulcões" e “Prosopopeia” seguidos de debates
Quando: hoje e amanhã, sempre às 19 horas

Onde: YouTube.com/CasaAbsurda

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Casa Absurda teatro cinema experimental

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar