De Britney Spears a Matuê: confira lista com músicas "de confronto" entre artistas

As discussões entre artistas nacionais e internacionais renderam várias músicas famosas durante os anos. Confira algumas dessas composições

As brigas do mundo da música são infindáveis. As letras, que são um espaço de inspiração dos cantores e compositores, se tornam também um ambiente propício para indiretas (ou até diretas) para outras pessoas.

As composições não revelam apenas esses conflitos que ganham amplo espaço na mídia. Elas ainda trazem opiniões e reflexões sobre as atitudes de outros músicos, como é o caso de "É Açúcar - Matuêrrou", presente no novo álbum de Felipe Rima, o “Zareia”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na obra, o artista cearense propõe uma resposta ao que o rapper Matuê expõe em suas letras. De acordo com Rima, algumas de suas músicas enaltecem a história do crime.

Entre “tretas” e críticas a posicionamentos, confira situações que marcaram a indústria da música nacional e internacional.

Kanye West X Taylor Swift

Quem conhece o pop sabe pelo menos parte da história entre Taylor Swift e Kanye West. Em 2009, durante um discurso de aceitação da cantora, o rapper interrompeu seu pronunciamento para afirmar que Beyoncé - que concorria na categoria - deveria ter ganhado o prêmio. A situação foi transmitida ao vivo durante o MTV Video Music Awards.

Isso rendeu, por exemplo, a canção “Famous” (2016), em que Kanye West cita a artista abertamente: “Eu sinto que eu e Taylor ainda podemos fazer sexo. Por quê? Eu fiz aquela v**** famosa (droga)”.

Segundo Swift, o trecho não tinha sido mostrado quando ela autorizou a música. No ano seguinte, então, ela lança “Look What You Made Me Do” (2017). “Eu não gosto dos seus joguinhos. Não gosto do seu palco inclinado. O papel que você me fez jogar de idiota. Não, eu não gosto de você”.

Noel Rosa X Wilson Batista

Noel Rosa (1910 - 1937) e Wilson Batista (1913 - 1968) protagonizaram uma das principais polêmicas do samba brasileiro. Tudo começou quando Batista lançou a canção “Lenço no Pescoço”, em que fazia apologia à vadiagem. Logo em seguida, Rosa divulgou “Rapaz Folgado”, em que criticava o posicionamento do outro.

Os atritos entre eles geraram quase uma dezena de músicas, como “Mocinho da Vila”, “Palpite Infeliz”, “Frankenstein da Vila”, “Feitiço da Vila”, “Conversa Fiada”, “João Ninguém” e “Terra de Cego”.

Eminem X Mariah Carey

O rapper Eminem já se pronunciou em público várias vezes sobre um suposto relacionamento que teve com Mariah Carey. A cantora, entretanto, sempre negou o romance.

Isso fez surgir a canção “Superman”, em que o artista fala sobre recusar o amor de uma determinada mulher. Logo depois, Carey lançou “Clown”: “Eu vou manter seu segredinho. E você sabe que eu sei. Ninguém se importa quando as lágrimas de um palhaço caem. Você não é um super-herói”. A situação ainda rendeu uma das composições mais famosas da cantora, “Obsessed”.

Belchior X Tropicalismo

“Veloso, o sol não é tão bonito pra quem vem do Norte e vai viver na rua”, entoa Belchior (1946 - 2017) em “Fotografia 3x4”. Apesar da referência a Caetano Veloso, as maiores críticas do cantor cearense era ao Tropicalismo. Ele acreditava que o movimento já estava ultrapassado.

Chegou a citar o baiano também em “Apenas Um Rapaz Latino Americano”: “Mas trago de cabeça uma canção do rádio em que um antigo compositor baiano me dizia ‘tudo é divino, tudo é maravilhoso’”.

No fim da música, afirma: “Eu sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes, e vindo do interior. Mas sei que nada é divino. Nada, nada é maravilhoso. Nada, nada é secreto. Nada, nada é misterioso, não”. Na época, Belchior não obteve respostas por parte dos artistas da Tropicália.

Justin Timberlake X Britney Spears

No início da década 2000, dois grandes nomes da música pop namoravam: Justin Timberlake e Britney Spears. Eles dominavam os tabloides internacionais e estavam aparentemente felizes. Entretanto, terminaram dois anos depois.

Até hoje, especula-se que “Cry Me A River”, de Timberlake, tenha sido feita sobre o namoro. Na letra, o cantor relata sobre o fim de um relacionamento e uma suposta traição.

Isso também ocasionou na música “Everytime”, lançada no ano seguinte por Spears. Ela expõe seus sentimentos de tristeza e mágoa em relação ao namoro.

Durante os anos, os dois mantiveram um certo conflito. Entretanto, recentemente Justin Timberlake se pronunciou em defesa de Britney após depoimento da cantora sobre a tutela abusiva do pai.

Rita Lee X Eduardo Araújo

Em 1977, a cantora Rita Lee lançou “Arrombou a Festa”, em que faz críticas ao cenário da música brasileira. Cita, inclusive, vários nomes famosos.

“Benito lá de Paula com o amigo Charlie Brown. Revive em nosso tempo o velho e chato Simonal. Martinho vem da Vila lá do fundo do quintal, tornando diferente aquela coisa sempre igual. Um tal de Raul Seixas vem de disco voador. E Gil vai refazendo seu xodó com muito amor. Dez anos e Roberto não mudou de profissão”.

Poucos anos depois, os cantores Eduardo e Sílvia Araújo divulgaram “Lança Menina”, em que fazem referências diretas à Rita Lee. Indica: “você que pichava tanto a MPB agora tá de quatro faturando cachê”.

McCartney X Lennon

Os conflitos entre Paul McCartney e John Lennon eram conhecidos mesmo antes do fim do The Beatles. Eles costumavam ter opiniões distintas sobre assuntos que envolviam a carreira artística.

Após a separação da banda, McCartney divulgou “Too Many People”, em que afirmava: “Muita gente fazendo coisas às escondidas. Muita gente a fim de moleza. Muita gente que soma e outras não. Muita gente esperando por uma boa oportunidade. Esse foi o seu primeiro erro. Você tirou a sorte grande e a deixou de lado Agora, o que pode ser feito por você?”.

Em seguida, Lennon lançou “How Do You Sleep”: “Você vive com certinhos que te dizem que você era o rei. Pula quando sua mãe te diz qualquer coisa. A única coisa que você fez foi ‘Yesterday’. E desde que se foi, você é apenas ‘Another Day’. Ah, como você consegue dormir?”.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tretas musicais john lennon paul mccartney rita lee britney spears justin timberlake

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar