PUBLICIDADE
Vida & Arte
Noticia

Semana do Meio Ambiente: Confira agenda de oficinas e exibições sobre o tema

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado oficialmente no sábado, 5 de junho, mas a programação da Semana do Meio Ambiente já começou. Confira!

15:20 | 01/06/2021
Soldados da Borracha foi premiado no É Tudo Verdade em 2019 (Foto: Divulgação)
Soldados da Borracha foi premiado no É Tudo Verdade em 2019 (Foto: Divulgação)

Todos os anos vários eventos acontecem em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado no sábado, 5 de junho. A data propõe reflexões sobre a relação entre os seres humanos e o meio ambiente.

Durante a semana anterior, também chamada de “Semana do Meio Ambiente”, muitos eventos acontecem. Entre eles, estão iniciativas que conectam a arte, a cultura e a natureza. Confira algumas dicas abaixo:

Arte e ecologia

A oficina destinada a diversos públicos tem o objetivo de explorar as possibilidades da impressão botânica. No evento, a educadora Tereza Grimaldi mostrará diferentes formas e texturas de folhas, flores e caules para a produção artística. As inscrições serão gratuitas e, quem se inscrever, receberá um vídeo explicativo para o dia do curso.

Durante a aula, o público precisará de alguns recursos, como gelatina, glicerina, folhas de papel de jornal, potes e detergente. Mais informações estão disponíveis no site do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).

Quando: sexta-feira, 4, às 16 horas
Onde: na plataforma Zoom
Inscrições gratuitas: no site do MAM SP

Aventuras na Amazônia

Por que o Curupira, um dos mais conhecidos personagens do folclore brasileiro, não faz nada sobre as queimadas da Amazônia? Com esse questionamento, a contadora de histórias Isis Madi e a artista Clara de Cápua guiam as crianças para dentro de uma viagem pela floresta.

Histórias de Florestas” mescla linguagens e está disponível até dia 19 de junho no site e no canal do Youtube do Itaú Cultural.

Quando: até 19 de junho
Onde: no site e no canal do Youtube do Itaú Cultural

Especial Amazônia

A Mostra Ecofalante realiza a “Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia” de quarta-feira, 2, até 9 de junho. Durante o evento, haverá transmissão de filmes, webinários e ciclo de debates. Tudo será transmitido na plataforma de streaming Belas Artes À La Carte.

Entre as obras audiovisuais que serão exibidas, estão “Soldados da Borracha”, de Wolney Oliveira, “Amazônia, o Despertar da Florestania”, de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski, “Edna”, de Eryk Rocha, e outros.

Um dos principais destaques é a exibição da série original da HBO "Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado". O documentário revela a história da grande rodovia, que teve suas obras iniciadas durante a ditadura militar. Extração ilegal da madeira, rotina dos garimpeiros e abandono da região são algumas das temáticas abordadas.

Quando: de quarta-feira, 2, até 9 de junho
Onde: no site do evento e no Belas Artes À La Carte

Cartão Postal

O Programa CCBB Educativo promove a “Oficina de Cartão Postal”, neste sábado, 5, para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Iniciativa acontece pelo Zoom e tem como público-alvo crianças acima de 5 anos.

O evento busca estimular a criação de cartões postais com elementos do patrimônio ambiental de cada um dos participantes. O objetivo é explorar vários aspectos culturais, ecológicos, históricos e econômicos das paisagens.

Quando: sábado, 5 de junho, às 10 horas
Onde: na plataforma Zoom
Inscrições: no Sympla

Memória do coco

Preservar a memória da Praia do Iguape é o principal objetivo do documentário “Memória do Coco da Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira”, que será exibido no canal do Youtube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura nesta quinta-feira, 3, às 20 horas.

O conteúdo audiovisual, dirigido por Kelly Brown e produzido pelo Caldeirão das Artes, traz relatos de alguns Mestres, de brincantes de coco e de pescadores da região.

Além disso, mostra os esforços dessas pessoas para preservar a memória do lugar a partir do repasse das tradições às novas gerações. A obra integra o programa #NaRedeComDragão e estará disponível até dia 8 de junho.

Documentário 'Memória do Coco de Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira' será exibido pelo Dragão do Mar
Documentário 'Memória do Coco de Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira' será exibido pelo Dragão do Mar (Foto: Leo Silva)

Quando: quinta-feira, 3, a partir das 20 horas
Onde: no canal do Youtube do Dragão do Mar

Livros para crianças

Para aqueles que querem incentivar a leitura de livros com temáticas ambientais para crianças, existem vários conteúdos. Uma dessas obras é “Plantando as Árvores do Quênia", de Claire A. Nivola. A história gira ao redor da primeira mulher africana que ganhou o Nobel da Paz, a ambientalista Wangari Maathai.

Ela recebeu o prêmio em 2004, após anos desenvolvendo a sustentabilidade, a democracia e a paz em seu país. A ambientalista começou a plantar poucas mudas e, depois disso, fez um movimento entre as pessoas do Quênia.

Também há “A Bruxa da Montanha”, de Gloria Cecilia Diaz. Na narrativa, a bruxa Alina derruba árvores porque elas atrapalham no momento de aterrissar com sua vassoura. Isso, porém, causa consequências que não imaginava.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.