Fãs chineses de "Friends" ficam frustrados após censura no episódio especial

A China eliminou a presença de Lady Gaga, Justin Bieber e BTS do programa especial que estreou na quinta-feira, 27

14:00 | Mai. 30, 2021

'Friends: The Reunion' teve censura na China por causa de aparições das estrelas Justin Bieber, Lady Gaga e BTS (foto: Divulgação)

Os fãs chineses da série "Friends" não esconderam a frustração ao ver que a censura eliminou estrelas como Lady Gaga, Justin Bieber e o grupo sul-coreano BTS das imagens do episódio de "Friends: The Reunion". 

O programa especial de "Friends", lançado na quinta-feira, 27, no streaming HBO Max nos Estados Unidos, foi exibido por três plataformas chinesas. Entretanto, as participações dos convidados citados foram eliminadas.

Leia também | 35 anos da Pixar: Conheça história por trás das grandes animações

Lady Gaga está na lista de vetos das autoridades chinesas desde que se reuniu, em 2016, com o Dalai Lama, líder espiritual tibetano. Bieber teve o mesmo destino quando publicou uma foto no Yasukuni Shrine de Tóquio, local de culto xintoísta que homenageia os japoneses mortos nas guerras.

A banda BTS provocou a revolta do Partido Comunista Chinês no ano passado, quando não mencionou os chineses mortos durante a guerra da Coreia em um discurso sobre a dor provocada pelos confrontos na região.

Leia também | Nova série de "Gossip Girl" estreia dia 8 de julho; veja primeiro teaser

As plataformas da China que exibiram o episódio especial de "Friends" não responderam as perguntas da AFP sobre os cortes.

A série foi muito popular no país e era utilizada nas escolas para ensinar inglês. "Esperei por semanas para assistir e a versão exibida na China estava destruída", escreveu um fã nas redes sociais. "Os censores não podem permitir nem que aproveitemos uma série?", questionou outro.

Leia também | Lúcifer, Cruella e mais: veja os lançamentos dos streamings no fim de semana

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.