PUBLICIDADE
Vida & Arte
Noticia

Guitarrista Caike Falcão promove curso online sobre blues

O músico realiza uma semana de lives, que acontece entre quarta-feira, 28, e domingo, 2 de maio, para o lançamento do curso "Do nada ao blues"

17:29 | 28/04/2021
Caike Falcão realiza o curso 'Do nada ao blues' (Foto: Juscelino Blow/ Reprodução/ Instagram @caikefalcao)
Caike Falcão realiza o curso 'Do nada ao blues' (Foto: Juscelino Blow/ Reprodução/ Instagram @caikefalcao)

A variedade de iniciativas de formação virtual aumentou durante a pandemia. Cursos livres e atividades de extensão se adaptaram à internet como forma de alcançar o público mesmo à distância. Uma dessas possibilidades que surgem durante o período é o curso do guitarrista Caike Falcão, “Do nada ao blues”, que estará disponível para inscrições na plataforma Hotmart a partir de domingo, 2 de maio.

“Na pandemia, temos que nos virar para receber dinheiro. Então percebi que existe um grande mercado de cursos digitais”, explica o músico. “Encontramos vários de guitarra, mas havia poucos de blues, que é o estilo que domino”, comenta.

Leia também | Cursos de arte e cultura estão com inscrições gratuitas até sexta, 30

Então percebeu que a área ainda precisava ser mais explorada na internet. Com isso, teve a ideia de produzir uma atividade formativa completamente virtual. “Serão mais de 20 aulas, divididas em quatro módulos. Também haverá um pack de 25 licks de guitarra”, afirma.

O público do curso são, principalmente, pessoas com conhecimentos intermediários sobre harmonia. “Eu gosto de pensar que meu público já sabe tocar. Não necessariamente ele conhece a teoria, mas já tem algum conhecimento”, diz.

Leia também | Orquestra Ouro Preto homenageia A-ha em show virtual no sábado, 1º

Nos quatro módulos, abordará vários temas. A introdução passará por questões básicas, como harmonia, fazer acordes e montar escalas. Depois, o aluno será ensinado sobre a escala pentatônica, comumente utilizada no blues.

“Tentamos fugir um pouco do clichê. Os materiais sobre blues que estão na internet são repetitivos, são coisas que estão batidas há anos. Então queremos passar uma outra visão”, indica.

Como forma de introduzir o “Do nada ao blues”, o músico também realiza o evento online “Na trilha do blues”. A iniciativa será composta por cinco transmissões ao vivo entre quarta-feira, 28, e domingo, 2.

Leia também | Profissionais da cultura aguardam pagamento de auxílio para o setor de eventos

Com vários convidados diferentes, as temáticas das lives dialogam com os conteúdos do curso. Nesta quarta, 28, por exemplo, o guitarrista Felipe Wolfenson conversa com Caike Galvão sobre os processos de composição. No dia seguinte, o produtor Martin Mendonça fala sobre a pentatônica.

As conversas serão transmitidas por meio de um link disponibilizado pelo músico. As inscrições gratuitas para o evento estão sendo realizadas a partir de um formulário do Google.

Leia também | Confira a agenda cultural desta quarta-feira, 28, e programe-se

Programação da semana

quarta-feira, 28, às 20 horas
Felipe Wolfenson conversa sobre composição e harmonia

quinta-feira, 29, às 20 horas
Martin Mendonça conversa sobre pentatônica

sexta-feira, 30, às 20 horas
André Reis conversa sobre acompanhamento e como encontrar seu lugar dentro da banda

sábado, 1º, às 20 horas
Renato Ribeiro conversa sobre as técnicas de Jimi Hendrix e Joe Bonamassa

domingo, 2, às 20 horas
Show virtual com Caike Falcão, Caio Hitzschky e Juscelino Blow

Semana “Na trilha do Blues”

Quando: de quarta-feira, 28, a domingo, 2, às 20 horas
Onde: por meio de link fornecido pelo artista
Inscrições gratuitas: via Formulário Google

Curso “Do nada ao blues”

Quando: inscrições a partir de domingo, 2
Onde: na plataforma Hotmart
Quanto: R$ 297
Mais informações: Instagram @caikefalcao

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.