Oscar 2021 e os filmes que ainda não chegaram: favoritos seguem sem estreia oficial no Brasil

Alguns dos principais filmes da disputa à edição deste ano do Oscar, como "Bela Vingança" e "Nomadland", seguem oficialmente inéditos no Brasil e sem previsões concretas de chegar ao público

Há alguns anos, uma constante para o público brasileiro era a demora da estreia de alguns filmes em solo nacional. Quando se adicionava o Oscar a essa equação, muitas vezes a situação ficava à mercê das estratégias de distribuidoras que optavam por aguardar a lista de indicações ou, até, as vitórias na premiação para lançar os longas nos cinemas. No contexto da edição de 2021, as salas estiveram fechadas ao longo dos últimos meses e os filmes tiveram que ir direto para as plataformas. Nem assim o público do País pôde acessar todas as produções indicadas antes da realização do Oscar deste ano e algumas das favoritas seguem sem previsão de estreia.

Leia também | Com o anúncio das indicações ao Oscar, "Nomadland" e "Bela Vingança" despontam na corrida ao prêmio

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dos oito indicados a Melhor Filme, três são produções originais de plataformas de streaming e chegaram ao País ainda em 2020: “O Som do Silêncio”, do Prime Video, e “Mank" e “Os 7 de Chicago”, ambos da Netflix. Dos outros cinco, somente mais dois estrearam em 2021.

Judas e o Messias negro
Foto: Judas e o Messias negro
Judas e o Messias negro

“Judas e o Messias Negro”, por exemplo, conseguiu encontrar uma brecha de um período em que as salas de cinema estiveram abertas e teve estreia comercial no final de fevereiro, ainda que de maneira tímida. De lá para cá, não foi disponibilizado ainda em nenhuma plataforma virtual.

Leia também | Oscar 2021: Com Anthony Hopkins, "Meu Pai" mergulha na subjetividade do envelhecimento

O drama “Meu Pai”, por sua vez, apostou em estratégia híbrida, estreando no começo de abril ao mesmo tempo nos cinemas em cidades pontuais do País e em plataformas virtuais, o que possibilitou maiores oportunidades de acesso ao filme pelo público em geral. Atualmente, o filme está disponível para aluguel e compra por diferentes meios, como a plataforma Belas Artes à La Carte e o Google Play.

Entre os três filmes que sobraram da lista dos principais indicados - incluindo nomes favoritos para vitórias no prêmio -, o cenário de estreias ainda segue marcado por indefinições. "Minari”, longa de Lee Isaac Chung, pode vencer o troféu de Melhor Atriz Coadjuvante pelo trabalho de Yuh-Jung Youn e, também, surpreender em outras categorias. Mesmo com os êxitos à vista, ele passou semanas sem notícias de estreia.

No final da semana passada, porém, a distribuidora Diamond Filmes anunciou que o filme estreia na quinta, 22. No entanto, até o momento só há informações de lançamento nas salas de cinema, ainda que estas estejam fechadas em diversos estados brasileiros, como o Ceará.

“Bela Vingança”, de Emerald Fennell, é outro forte candidato em categorias como a de Atriz, Roteiro Original e até Filme e Direção. Mesmo assim, basta uma rápida visita às redes sociais e site da Universal Pictures Brasil que a informação é a mesma: “Breve nos cinemas”.

A única informação mais concreta - e nem tanto - sobre a disponibilidade do filme no Brasil diz respeito à entrada dele no Telecine “a partir do segundo semestre”. Circula que havia uma previsão anterior de estreia do filme para esta quinta, 22, mas houve uma mudança e a nova data que ronda as redes é 18 de maio - quase um mês após a cerimônia.

Finalmente, destaca-se o caso de “Nomadland”. Considerado franco favorito ao Oscar de Melhor Filme, o drama se consolidou na dianteira da disputa ao ganhar inúmeros prêmios prévios. A distribuição no Brasil é da 20th Century Studios Brasil, que poderia aproveitar os êxitos conquistados na promoção da produção.

Basta, porém, uma rápida visita aos perfis da distribuidora nas redes sociais para se deparar, de novo, com um aviso de “breve nos cinemas”. As informações que rondam as redes sociais apontam que a estreia do filme está prevista somente para o próximo dia 29, dias depois do Oscar. 

A cerimônia do Oscar acontece no próximo domingo, dia 25, com exibição em TV aberta e fechada. No Vida&Arte, a cobertura segue ocorrendo ao longo dos próximos dias na edição impressa, portal e nas redes sociais.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Oscar 2021 indicados oscar filmes oscar onde assistir

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar