Artista indígena convida voluntários para encontrarem sua ancestralidade

A artista visual e performer INDJA, que reside na região do Kariri, lança o projeto "Encontro Ancestral", em que faz pinturas indígenas digitais utilizando fotografias enviadas por voluntários

Por Euziane Bastos (Especial para O POVO)

A “retomada indígena” é um dos objetivos do projeto Encontro Ancestral, iniciativa criada pela artista visual e performer INDJA, 24, que é indígena pertencente às etnias kariri e paiacu, e atualmente cursa o oitavo semestre de Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri (URCA). INDJA procura registrar, por meio da arte visual e com ajuda de voluntários, as ligações que essas pessoas têm com suas ancestralidades indígenas. Para isso, a artista abriu uma convocatória para 10 voluntários que queiram realizar essa retomada de consciência indígena e estejam dispostos a enviarem suas fotografias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A pesquisa parte de um processo digital com fotografias autobiográficas e pinturas indígenas da série “RAIZ”, e o resultado dessa mistura foram as três obras digitais da série Busca Ancestral. A iniciativa aborda o fenótipo indígena da artista como suporte para receber as pinturas dentro da imagem e faz parte da Residência Horizontalidades, que, por sua vez, faz parte do Laboratório Reticências de Criação.

INDJA conta que sua motivação para iniciar a investigação artística foi a invisibilização indígena e os vários processos que ocorreram para a concretização dela, como a colonização, a urbanização, a desapropriação de terras, o apagamento da história dos povos indígenas e a relutância das pessoas em assumir suas origens. “O projeto busca fortalecer a retomada Indígena no despertar da comunidade para suas ancestralidades. A todas as pessoas que estão na sociedade ainda sofrendo o apagamento histórico, e que mesmo sendo descendentes de indígenas, não alcançam o saber da existência de seus ancestrais”, ela explica.

O projeto se divide em duas partes: a primeira parte, que contempla cinco voluntários e que é realizada dentro da Residência Horizontalidades; e a segunda parte, que também contempla cinco voluntários, mas que é produzida fora da residência. Para se tornar um voluntário, é preciso enviar uma fotografia vestindo uma camisa preta para o e-mail (gabrielcezart@gmail.com), até o dia 17 de abril. Os critérios de seleção são o seguimento das orientações que estão presentes no banner oficial e ordem de envio.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no Instagram da artista (@indja_4).

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

INDJA artista visual artes visuais arte indígena ancestralidade fotografias

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar