Porto Iracema das Artes lança programação especial em comemoração ao Dia do Teatro

Até o dia 27 de março, acontece a Mostra Cenas do Confinamento – Leituras Dramáticas Virtuais, apresentando textos teatrais sobre momentos e memórias do período de confinamento durante a pandemia da Covid-19

Em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, 27 de março, o Porto Iracema das Artes lança programação especial, que iniciou na segunda-feira, 22, e vai até sábado, 27. A Mostra Cenas do Confinamento – Leituras Dramáticas Virtuais é composta por sete leituras dramáticas virtuais, sendo seis delas em vídeo e uma em formato de experiência em áudio, e reúne artistas do Brasil e de outros países.

Os vídeos serão exibidos através do canal do Porto Iracema no Vimeo, a partir da data de lançamento de cada obra e ficarão disponíveis até domingo, 28. O projeto é inspirado no livro “Cenas do Confinamento/Escenas del Confinamiento”, lançado em outubro do ano passado e organizado por André Carreira, Narciso Telles e a cearense Vanéssia Gomes. A obra apresenta textos teatrais sobre momentos e memórias do período de confinamento, por conta da pandemia da Covid-19.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Pequenas e médias editoras debatem panorama editorial após proposta da Amazon

Um dos diferenciais do evento é trazer a diversidade de sentimentos presentes no livro, mostrando a pandemia sob diferentes ângulos. “Dentre as temáticas dos textos, tem algumas um pouco mais ‘pesadas’, trazendo o aspecto da clausura, do confinamento, e como isso tem mexido com a gente, e tem outras mais divertidas, que brincam com as possibilidades disso, tem outras que vão para uma ideia mais distópica, de um futuro ‘maluco’, extrapolando o que estamos vivendo e jogando para uma situação futurística. Tem de tudo”, adianta Levy Mota, organizador da Mostra.

Levy também é coordenador do Laboratório de Teatro do Porto Iracema e conta que além das leituras dramáticas, o evento tem caráter pedagógico. Numa reunião com Edilberto Mendes, coordenador dos cursos básicos da Escola, eles decidiram convidar ex-professores dos cursos básicos de teatro para dirigirem seus ex-alunos em duas das sete leituras dramáticas.

Leia também | Artistas transformam isolamento em exposição e fotolivro

A atriz e pesquisadora em teatro, Vanéssia Gomes, fala que a mostra não é uma adaptação à pandemia, mas algo que surgiu devido à pandemia. Para ela, é uma forma de movimentar a cena teatral no Ceará mesmo no período de isolamento, e integrar artistas, pesquisadores e outros públicos de todo o Brasil. ”Pode-se dizer que é um alento. Mais do que um alento, é um estímulo”, disse a atriz.

Leia também | Mais de 20 grupos teatrais se apresentam no 15º Festival de Esquetes

Em meio ao período incerto da pandemia, Vanéssia acredita que a Mostra possibilita aos artistas descobrir novos espaços e novas maneiras de atuações, estimulando a produção teatral e reconectando os artistas. "Essa semana é mais um grande passo de fortalecimento do pensamento teatral", disse ela.

Mostra Cenas do Confinamento - Leituras Dramáticas Virtuais
Quando: 22 a 27 de março de 2021
Onde: Redes do Porto Iracema das Artes

Confira a programação completa:

Leituras Dramáticas

22/03 – SEGUNDA-FEIRA
“Siete Momentos de Cualquier Manera”
20 horas > Vimeo do Porto Iracema das Artes
Vídeo em espanhol e português com legendas em português.

23/03 – TERÇA-FEIRA
“Manual para Sobrevivir en una Jaula con la Puerta Abierta”
Cinco fragmentos em áudio falados em espanhol, com texto de referência em português, enviando através de um grupo no Whatsapp

“Pequena Coleção de Frases em Tempos de Fundos Pensamentos”
20 horas > Vimeo do Porto Iracema das Artes

24/03 – QUARTA-FEIRA
“A Verdade Improvável”
20 horas > Vimeo do Porto Iracema das Artes

25/03 – QUINTA-FEIRA
“Manual para Sobrevivir en una Jaula con la Puerta Abierta”
Cinco fragmentos em áudio falados em espanhol, com texto de referência em português, enviando através de um grupo no Whatsapp

“A Mulher na Janela”
20 horas > Vimeo do Porto Iracema das Artes

Curta gravado em Portugal, durante o período de confinamento, respeitando as regras de higiene e segurança definidas pela Direção Geral de Saúde.

26/03 – SEXTA-FEIRA
“Nunca Mais Explodimos uma Bomba!”
20 horas > Vimeo do Porto Iracema das Artes

27/03 – SÁBADO
“Luna Vampira”
20 horas > Vimeo do Porto Iracema das Artes
Vídeo em espanhol com legendas em português

LIVES:

24/03 – QUARTA-FEIRA
Live com equipe de “A Verdade Improvável”
Com Maria Vitória, Ícaro Eloi e Luiza Nobel. Mediação de Maíra Abreu, coordenadora dos Cursos Básicos de Artes Cênicas do Porto Iracema das Artes.

19 horas > Instagram do Porto Iracema das Artes

26/03 – SEXTA-FEIRA
Live com equipe de “Nunca Mais Explodimos uma Bomba!”
Com Joel Monteiro, Bruna Richelly, Cláudia Moreira, Jean Moreira e Matheus Bizerra. Mediação de Maíra Abreu, coordenadora dos Cursos Básicos de Artes Cênicas do Porto Iracema das Artes.

19 horas > Instagram do Porto Iracema das Artes

27/03 – SÁBADO – Dia Mundial do Teatro
Live de encerramento
Com André Carreira (organização), ngela Mourão (atriz), Euler Lopes Teles (autor) e Guillermo Cacace (diretor). Mediação de Levy Mota, coordenador do Laboratório de Teatro do Porto Iracema das Artes.

21 horas > Instagram do Porto Iracema das Artes

Acompanhe ainda: Sindimuce faz campanha para os músicos cearenses


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

teatro texto teatrais Porto de Iracema das Artes leituras dramáticas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar