Ceará e Pernambuco são destaques entre os premiados no 4º CineFestival

Cerimônia de encerramento do 4º CineFestival - Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe aconteceu no sábado, 20, com transmissão online pelo Instagram oficial do evento. Os curtas-metragens concorriam ao Troféu Araibu

Após semana de programação intensa, com exibição online e gratuita de 36 curtas-metragens, o CineFestival - Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe anunciou os premiados da sua 4ª edição. Entre os destaques, o filme cearense “Noite de Seresta” e os pernambucanos "Inabitável" e “Pega-se facção”. Cerimônia de encerramento aconteceu no sábado, 20, com apresentação de Deydianne Piaf, personagem do ator cearense Denis Lacerda, em transmissão pelo Instagram oficial do evento.

Os curtas-metragens premiados pelo Júri Oficial foram agraciados em diversas categorias com o Troféu Araibu, criado e produzido pela Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Russas. Com título em homenagem ao Riacho Araibu, patrimônio histórico do município cearense, o prêmio é feito da carnaúba, árvore-símbolo do Estado do Ceará. As produções foram avaliadas pelo diretor de fotografia Daniel Donato, a atriz e diretora Georgina Castro e o roteirista e produtor cultural Rodrigo Passolargo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Inabitável”, filme pernambucano de Enock Carvalho e Matheus Farias, recebeu os prêmios de Melhor Curta Nacional, Melhor Atriz, Melhor Roteiro e Melhor Montagem pelo Júri Oficial. Protagonizado por Luciana Souza, Sophia William e Erlene Melo, a produção retrata um mundo antes da pandemia. Ao procurar por sua filha Roberta, que está desaparecida, Marilene corre contra o tempo.

Filme pernambucano "Inabitável", de Enock Carvalho e Matheus Farias
Foto: Divulgação
Filme pernambucano "Inabitável", de Enock Carvalho e Matheus Farias

Já o filme cearense “Noite de Seresta”, de Sávio Fernandes e Muniz Filho, levou as categorias de Melhor Produção Cearense, Melhor Documentário e Melhor Direção pelo Júri Oficial, além do prêmio de Melhor Documentário pelo Júri Popular (decidido pelo público em votação aberta). A obra aborda a paixão musical de Katia Blander, que canta acompanhada de midis de karaokê num bar de Fortaleza.

O também pernambucano “Pega-se facção”, de Thaís Braga, ficou com os prêmios de Melhor Fotografia e Melhor Som pelo Júri Oficial. Na trama do curta-metragem, o sustento de mãe e filha em Caruaru, município de Pernambuco, por meio da costura domiciliar terceirizada. Luciene Noêmia e Micaele Liane são as protagonistas da produção.

O Júri da Crítica, formado por Eric Magda, Rafael Vasconcelos e Vinícius Bozzo, concedeu o Prêmio da Crítica ao catarinense “A Morte Branca Do Feiticeiro Negro”, de Rodrigo Ribeiro (Melhor Curta Nacional) e ao cearense “Pátria”, de Lívia Costa E Sunny Maia (Melhor Produção Cearense). Tal honraria foi entregue em parceria com a Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine).

Na avaliação da entidade de crítica cinematográfica, o curta “Pátria” documenta a história brasileira de uma forma impessoal e irreverente, mas não deixando de ser um “grito por democracia”.

Filme cearense "Pátria", de Lívia Costa e Sunny Maia
Foto: Divulgação
Filme cearense "Pátria", de Lívia Costa e Sunny Maia

Realizado pela Deberton Filmes, o 4º CineFestival recebeu 300 curtas-metragens brasileiros. A programação virtual, que aconteceu de 15 a 20 de março, contou com a curadoria de Pedro Azevedo, programador do Cinema do Dragão.

Confira lista completa de premiados

Vencedores Pelo Júri Oficial

- Melhor Curta Nacional: Inabitável, De Enock Carvalho E Matheus Farias – (PE)

- Melhor Produção Cearense: Noite De Seresta, De Sávio Fernandes E Muniz Filho – (CE)

- Melhor Documentário: Noite De Seresta, De Sávio Fernandes E Muniz Filho – (CE)

- Menção Honrosa: Drama Queen, De Gabriela Luíza – (MG)

- Melhor Direção: Sávio Fernandes E Muniz Filho, Por “Noite De Seresta” – (CE)

- Melhor Atriz: Luciana Souza, Por “Inabitável” – (PE)

- Melhor Ator: Daniel Veiga, Por “Você Tem Olhos Tristes” – (SP)

- Melhor Roteiro: Enock Carvalho E Matheus Farias, Por “Inabitável” – (PE)

- Melhor Fotografia: Sylara Silvério, Por “Pega-se Facção” – (PE)

- Melhor Som: Sylara Silvério, Por “Pega-se Facção” – (PE)

- Melhor Trilha Sonora: João Simas, Thierry Castelo, Jales Carvalho, Viviane Vazzi E André Lucap, Por “Rasga Mortalha” – (RJ)

- Melhor Arte: Carolina Timoteo, Por “Abjetas 288” – (SE)

- Melhor Montagem: Matheus Farias, Por “Inabitável” – (PE)

Vencedores do Júri Popular

- Melhor Curta Nacional: Rio Das Almas E Negras Memórias, De Taize Inácia E Thaynara Rezende – (GO)

- Melhor Produção Cearense: Arquitetura Do Gesto - De Arthur Dalim, Fernanda Barros, Lanna Carvalho E Rebeca Karam – (CE)

- Melhor Documentário: Noite De Seresta, De Sávio Fernandes E Muniz Filho – (CE)

- Melhor Curta Universitário: Mil Vinny’s- Suíte Cachoeirana - De Luan Santos – (BA)

- Melhor Animação: A Lenda Do Sol E Da Tempestade, De Hugo Tortul Ferriolli E Victor Laildher Do Amaral – (MG)

Vencedores do Prêmio Da Crítica (Aceccine)

- Melhor Curta Nacional: A Morte Branca Do Feiticeiro Negro, De Rodrigo Ribeiro – (SC)

- Melhor Produção Cearense: Pátria, De Lívia Costa E Sunny Maia – (CE)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vale Do Jaguaribe Festival De Cinema Do Vale Do Jaguaribe Cinefestival 4º Cinefestival Cinema Independente Brasileiro Cinema Independente Allan Deberton Pacarrete Fortaleza Russas Limoeiro Do Norte Cinema Em Russas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar