Artistas visuais transformam dias de isolamento em exposição e fotolivro lançado neste sábado, 20

O projeto "Viver 2020" reúne obras de 49 fotógrafas do coletivo Sol de Mulheres

Em 2019, cerca de 60 fotógrafas e artistas visuais uniram-se no coletivo Sol para Mulheres, grupo de pesquisa e de produção da Imagem Brasil Galeria. As participantes, que encontravam-se mensalmente com convidados de expressiva atuação artística para pesquisa e fruição, deparam-se com um 2020 suspenso pela pandemia de Covid-19. É neste contexto que surgiu o projeto "Viver 2020", um olhar feminino e poético sobre o viver diário em meio ao confinamento. O resultado é um fotolivro e uma mostra fotográfica virtual, que serão apresentados ao público neste sábado, 20.

Obra 'Ferros' de Natalia Albuquerque
Obra 'Ferros' de Natalia Albuquerque (Foto: Natalia Albuquerque/ Divulgalção)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Durante 40 dias, entre março e maio de 2020, 49 fotógrafas do coletivo Sol para Mulheres registraram cenas cotidianas e ficcionais vivenciadas no isolamento social a partir de temas e desafios lançados nas redes sociais do grupo — agora, o resultado é publicado em fotolivro. Continuando no exercício de criação livre seis meses depois, 18 artistas visuais captaram em imagens esse novo cotidiano que se desenhava. Os trabalhos gerados nesses dois processos compõem uma exposição com um recorte de 45 obras.

Leia também | Mais de 20 grupos teatrais se apresentam no 15º Festival de Esquetes

"No final do mês de março de 2020, as artistas começaram a se mobilizar para continuar com processos criativos que, de alguma forma, pudessem manter o grupo unido também para interpretar melhor aquele momento. Surgiu a proposta de elas serem desafiadas, então foram 15 desafios durante 40 dias com temáticas diferentes para eles produzirem imagens. Isso resultou na produção do fotolivro '40 dias por 49 mulheres'", explica Patrícia Veloso, diretora da Imagem Brasil Galeria. "Seis meses depois, eu fiz uma provocação sobre esse 'novo normal' da Cidade numa tentativa de voltar a funcionar. A ideia era fazer um registro complementar aos impactos daqueles primeiros 40 dias. O 'Viver 2020' é um resumo desses dois movimentos", complementa.

Leia também | Músicas da quarentena: álbuns que refletem os sentimentos do isolamento

A curadoria da mostra é de Patrícia Veloso e da artista e pesquisadora Waléria Américo. O projeto conta com as seguintes artistas: Dhara Sena, Elaina Forte, Denise Luz, Lívia Carneiro, Mariana Parente, Cis Ferreira, Lara Veloso, Karine Gallas, Denise Marçal, Gabriela Dantas, Tatiana Tavares, Priscila Gomes, Luciana Otoch, Delfina Rocha, Marcella Elias, Andrea Peixoto, Rafaela Silva, Lia Ciarlini, Camila Oliveira, Sayara Bezerra, Isabelle Montenegro, Sabrina Moura, Rafa Eleutério, Beatriz Bley, Lívia Carneiro, Juliana Lima, Sheila Oliveira, Natalia Gondim, Talita Sales, Alice Frota, Natalia Rocha, Vitória Lima, Marilia Camelo, Mariana Maia.

"Todas as artes, inclusive a fotografia, têm sido um alimento para que nós possamos atravessar tudo, procurando subjetivar e encontrar algumas referências que possam nos interpretar nesse momento. Foi muito interessante o processo delas porque os primeiros 40 dias foram todos de fotos em seus próprios ambientes, então elas foram descobrindo um olhar mais curioso para o que estava em volta, um olhar mais atento — até perceberem que não é preciso viajar para o outro lado do mundo, que o seu entorno também pode motivar a sua criatividade, a sua forma de expressão. Nos seis meses depois, nós temos um confronto, um olhar para fora, outras perspectivas da Cidade, movimentos diferentes dos acontecidos antes da pandemia. Há marcas desses impactos. Tem sido um exercício interessante e acho que isso já é histórico", defende Patrícia.

Leia também | Joyce Moreno revive memórias musicais em novo livro

O lançamento acontece por meio da plataforma Zoom. Na ocasião, haverá uma conversa com as participantes sobre seus processos de criação, e exibição de vídeos da exposição e do fotolivro. A iniciativa é apoiada pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020.

Abertura da exposição Viver 2020 e lançamento do fotolivro

Quando: sábado, 20 de março, às 15h30
Visitação:
imagembrasilgaleria.com.br

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Coletivo Sol para mulheres Viver 2020

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar