1º Fórum Estadual de Forró de Raiz do Ceará será realizado a partir desta sexta, 19

Evento ocorrerá de forma virtual e será transmitido gratuitamente

Com o objetivo de legitimar o pedido de registro das matrizes do forró junto ao Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), acontece, a partir das 14 horas desta sexta-feira, 19, o 1º Fórum Estadual de Forró de Raiz do Ceará. O evento será transmitido gratuitamente e de forma on-line pela plataforma Sympla.

Realizado pela primeira vez em João Pessoa (PB) em 2011, o Fórum de Forró de Raiz surgiu com o intuito de preservar e divulgar o forró e seus elementos constituintes, como ritmos, danças, instrumentos e formação de grupos musicais. A edição no Ceará é realizada pela Associação Cultural Balaio Nordeste e organizada no município do Crato por intermédio do Escritório Regional da Secretaria da Cultural do Estado do Ceará (Secult-CE).

Leia também | Músicas da quarentena: álbuns que refletem os sentimentos do isolamento

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O evento apresenta programação com mesas temáticas que refletem e discutem sobre as ações exigidas para a proteção do forró, seu fomento e as necessidades da categoria. O encontro reunirá gestores, historiadores, pesquisadores, músicos, instrumentistas e brincantes da cultura para tratar sobre assuntos como políticas de enfrentamento e resistência cultural.

Leia também | Festival celebra teatro de bonecos com programação virtual

Para Américo Córdula, coordenador do Fórum no Ceará, o encontro também trabalhará no intuito de proporcionar mecanismos que contribuam para a interação e o respeito à diversidade musical no Brasil. “É super importante neste momento nós sensibilizarmos gestores e políticos do País para uma valorização do nosso forró enquanto patrimônio cultural da Nação”, destaca em material divulgado à imprensa.

Leia também | Projeto multimídia celebra 20 anos do Grupo Imagens de Teatro

O 1º Fórum Estadual de Forró de Raiz do Ceará será encerrado neste sábado, 20.

Serviço:
1º Fórum Estadual de Forró de Raiz do Ceará
Quando: nesta sexta-feira, 19, e neste sábado, 20
Onde: pela plataforma Sympla
Mais informações: perfil @balaionordeste no Instagram

Acompanhe ainda: Sindimuce faz campanha para os músicos cearenses


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fórum forró crato cultura balaio nordeste sympla

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar