Participamos do

Multiartista cearense Sy Gomes abre inscrições para curso sobre processos criativos

Programa Formativo Ecossystema foca na ativação de processos criativos. Inscrições para os Ciclos I e II estão abertas até esta terça-feira, 16, por meio de formulário online
14:23 | Mar. 13, 2021
Autor Luiza Ester
Foto do autor
Luiza Ester Repórter do núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A multiartista cearense Sy Gomes abre incrições para o Programa Formativo Ecossystema, que pretende ativar processos criativos por meio de experimentações poéticas. São três dias de experimentação de sons, imagens e movimentos corporais, além de reflexões sobre corpo, tempo e memória.

Dividido em três ciclos, o curso foca na ativação dos processos criativos de artistas, entusiastas e amantes das artes. As inscrições para os Ciclos I e II estão abertas até esta terça-feira, 16, por meio de formulários online. Já para o Ciclo III, seguem até 3 de abril.

As inscrições se dividem entre público pagante (R$ 40), inscrição solidária (R$ 20) e bolsista (gratuito). Pagantes residentes em Fortaleza receberão um "mimo" de ativação do Programa Ecossystema. Cada ciclo formativo terá vaga para 25 pessoas, sendo 20 pagantes e cinco bolsistas. Inscritos para as vagas de bolsistas serão selecionados por meio da leitura da carta de intenção e de critérios de gênero e cor. Pessoas pretas e trans têm preferências às vagas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sy Gomes éartista visual, performer, cantora, compositora, produtora cultural, historiadora. No Programa Formativo Ecossystema, ela compartilhará procedimentos estéticos e corporais que influenciam sua obra e trabalhos de diversos artistas do campo da performance.

Com o curso, público poderá entender o sistema de arte como um ambiente desafiador, que pode ser cruzado pela "malandragem e sabedoria ancestral". Assim ela mesma define. Formação pretende "superar a ideia de obra de arte e instituir a vida como experiência estética compartilhada por todes".

Programação

Ciclo 1: 17, 18 e 19 de março
Ciclo 2: 23, 24 e 25 de março
Ciclo 3: 5, 6 e 7 de abril
Encontros às 19 horas

Programa Formativo Ecossystema

Dia 1
Apresentações
O que é um Ecossistema?
Instalações e Performance.
Obra ou Ambiente?
Uma arte onde o fim não é premissa.

Dia 2
Como habitar um ecossistema nocivo?
Alienígena.
Preparar o corpo de carne.
Modificar o corpo de carne.
Virtualidades/Tecnologias.
Inventar Cognições.

Dia 3
Tradução e dominação.
A dimensão do Segredo.
Cultivar e não Hackear.
Instituições e a Expropriação da
Força Vital.
Travestis são como Plantas.
Mostra/compartilhamento.

Serviço

Inscrições abertas para Programa Formativo Ecossystema com Sy Gomes
Quando: até 16 de março (Ciclos I e II); até 3 de abril (Ciclo III)
Onde: formulário on-line para pagantes | bolsistas
Mais informações: clique aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags