Pokémon celebra 25 anos com programação virtual inédita; teste seus conhecimentos sobre a franquia

O universo Pokémon é um fenômeno da cultura pop há 25 anos. A franquia atravessa gerações através de produtos como séries e jogos.

Uma aventura com a participação de criaturas de todas as formas, poderes e tamanhos, que podem ser capturadas e treinadas por humanos para serem utilizadas em batalhas. Esta era a ideia de Satoshi Tajiri ao desenvolver um jogo de “pocket monsters” (monstros de bolso, em tradução livre para português). Em 1996, os Pokémon, como ficaram conhecidos, estrearam com sucesso no mundo dos videogames e logo se tornaram um marco na cultura pop. Em 2021, a The Pokémon Company celebra 25 anos como a segunda franquia mais lucrativa do mundo e reconhecida pelo amplo catálogo de produtos.

No ano de 1996, o personagem Red iniciava a jornada para se tornar o maior treinador da região do Encanto, nos jogos Pokémon Red e Green, criados pela Game Freak, publicados pela The Pokémon Company e distribuídos pela Nintendo no Japão. O jogo trazia elementos de Role Playing Game (RPG) e os jogadores podiam encontrar criaturas exclusivas em cada versão. A partir do sucesso no videogame, foi criado o mangá "Pokémon Adventure" em 1997, que ofereceu roteiro ao anime de 1998.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

'Pokémon Journeys: The Series' terá novos episódios no primeiro semestre de 2021.
Foto: Divulgação/The Pokémon Company
'Pokémon Journeys: The Series' terá novos episódios no primeiro semestre de 2021.

 Foi através da representação audiovisual dos personagens que o público ocidental pôde ter uma experiência imersiva no universo dos montrinhos japoneses. A partir do filme "Pokémon: O Filme", lançado em 1998, a franquia quebrou fronteiras e cresceu globalmente. O enredo acompanhava o trio Ash, Misty e Brock em desafios com Pikachu e foi o início de uma sequência de sucesso no mercado cinematográfico. As crianças se encantaram pelo universo onde os personagens ganhavam vida e o fenômeno desbancou personagens já populares, como Mickey Mouse.

Evolução Pokémon

O primeiro anime se baseia na região de Katon e tinha como protagonistas Ash e o seu fiel parceiro, o famoso Pokémon amarelo: Pikachu. Os amigos viajavam pelo mundo Pokémon, explorando aventuras em destinos exóticos. A produção consagrou Pikachu como um dos maiores símbolos japoneses. Atualmente, o anime já conta com mais de vinte temporadas e é um dos programas infantis mais populares de todos os tempos. A vigésima terceira temporada, “Pokémon Journeys: The Series”, ganhará 12 novos episódios no dia 5 de março, exclusivamente na Netflix dos Estados Unidos, com as histórias das missões de Ash e Goh. Confira o trailer!

Enquanto os monstrinhos faziam sucesso nas televisões, a produção de games continuou forte. Ainda no ano de criação da franquia, foi lançado o "Pokémon Trading Card Game", conhecido no Brasil como "Pokémon Estampas Ilustradas", jogo de cartas colecionáveis com informações de ataque, habilidades, fraquezas, resistência e evolução de cada Pokémon. Os jogadores também podem encontrar a versão digital e on-line desde 2011. A cada ano, o "Pokémon Estampas Ilustradas" recebe cerca de 6 novas coleções e as regras são atualizadas de acordo com a rodada atual. Em clima de comemoração, será lançada a expansão "Destinos Brilhantes", com cartas de 100 Pokémon Brilhantes.

Nos videogames, os jogos estão disponíveis até a oitava geração, com diferentes versões e novas criaturas que exploram diferentes regiões, como Joto. No processo de mudança para os smartphones, a The Pokemon Company lançou o Pokémon GO!, que completa cinco anos também em 2021. O jogo utiliza a realidade aumentada para combinar o mundo real e virtual na caça de Pokémon. Para celebrar o aniversário de lançamento, houve o evento virtual Pokémon GO: Tour Katon no dia 20 de fevereiro, que reuniu treinadores de todo o mundo. Além disso, um dos Pokémon mais icônicos da franquia, Mewtwo, estará disponível no nível 5 do Pokémon GO até o dia 1º de março.

Pokémon Day

Estes são apenas alguns produtos que foram desenvolvidos pela franquia durante os 25 anos. Entre anime, jogos, mangás, filmes, além das spin-offs, o universo de aventuras continua atualizado e presente na geração atual. Para comemorar, a The Pokémon Company irá fazer um show virtual inédito no dia 27 de fevereiro, o Pokémon Day. Katy Perry será a atração principal e também estará acompanhada por outros artistas, como Post Malone. A festa online será transmitida em canais oficiais do Pokémon.

Para celebrar o aniversário de um dos maiores fenômenos da cultura pop, o Vida&Arte preparou um quiz para testar o seu conhecimento sobre a franquia! NO OP+, você pode conferir produtos personalizados à venda para os fãs. 

 

Serviço

Pokémon Day
Quando: 27 de fevereiro, a partir das 21 horas
Onde: No canal oficial do Pokémon no Youtube, no canal oficial do Pokémon na Twitch e no site do 25º aniversário do Pokémon 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pokemon pop cultura japão anime mangá games

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar