Morre Franzé Santos, produtor cultural e idealizador do projeto "Cinema com Tapioca"
Franzé também foi agente cultural importante no Museu da Fotografia de Fortaleza, sendo um dos responsáveis pelo projeto "Cine Foto"
O produtor e curador Franzé Santos, falecido na noite da última terça-feira, 9, deixou importante legado para a produção audiovisual no Estado. Franzé tinha 73 anos e atualmente era um dos responsáveis pela programação do “Cine Foto” no Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF). Franzé teve grande importância no cenário audiovisual cearense e foi o idealizador do projeto “Cinema com Tapioca”, programação que ocorria nas manhãs de domingo no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
A iniciativa foi criada em 2003 e ocorria nas salas do Espaço Unibanco (depois vindo a se tornar Espaço Itaú de Cinemas) do Dragão do Mar. O “Cinema com Tapioca” reunia filmes marcantes das décadas de 1940 a 1970 e atraía cerca de 250 pessoas em cada sessão. O projeto atendia em grande parte ao público da terceira idade e possibilitava, diante da aquisição dos ingressos, o consumo de um café da manhã com bolos, pães, tapioca, chocolate, doces e café.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia também | Filmes da "Era de Ouro de Hollywood" ganham exibição no Festival 125 Anos de Cinema
Franzé Santos também foi um agente cultural importante no Museu da Fotografia de Fortaleza, participando ativamente do desenvolvimento do espaço e sendo um dos responsáveis pelo “Cine Foto”. O projeto do MFF busca ressaltar os vínculos entre a fotografia e o cinema. O curador auxiliava na programação da iniciativa.
Repercussão
Personagem importante no audiovisual cearense, Franzé Santos teve seu falecimento repercutido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e pelo Museu da Fotografia de Fortaleza. Em notas publicadas nas redes sociais, os perfis destacaram o papel do curador no incentivo à exibição de filmes e formação de público para o audiovisual na capital cearense.
Leia também | Sessão da Tarde de hoje: saiba qual filme vai passar na TV Globo nesta quinta, 11
“Com importante histórico ligado a cena audiovisual cearense, em particular o setor de exibição, Franzé Santos foi, durante anos, relações públicas das duas salas do Espaço Unibanco (depois Espaço Itaú de Cinemas) do Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, que funcionaram entre janeiro de 1999 e abril de 2012 e muito contribuíram para a consolidação de um circuito exibidor de filmes de arte em Fortaleza”, afirmou a Secult.
“Franzé teve a vida ligada ao audiovisual no Ceará, trabalhando no Centro Dragão do Mar com as salas de cinema, sempre incentivando a exibição de filmes, a cultura de Fortaleza e a formação de público”, complementou o MFF.