Festival Curta Canoa começa neste sábado, 23, em formato online

Festival de cinema realizado em Canoa Quebrada reúne 45 curtas-metragens, de 15 estados, e será transmitido online pelo canal do evento no YouTube; edição deste ano homenageia Teresinha Alencar

A partir deste sábado, 23, até o próximo dia 28 de janeiro ocorre a 13ª edição do Curta Canoa - Festival Latino-americano de Cinema de Canoa Quebrada. O evento, que tem como marca o fato de acontecer numa cidade de praia, com todas as exibições abertas ao público, será, desta vez, virtual. O novo formato é em razão das exigências de combate ainda à pandemia, agora repercutida nos moldes do Curta, adaptando-se também ao momento.

"Hoje o Curta Canoa se reinventa. Eu jamais teria imagino que teríamos que fazer um festival todo virtual, mas tudo é um aprendizado na vida. Todo mundo, não só o Brasil, esta se reinventando, depois dessa pandemia, com os decretos que vão chegando dizendo que não pode realizar os eventos abertos. Então, eu vejo como uma reinvenção", diz Adriano Lima, à frente como diretor.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O importante, segundo ele, é que as pessoas vão estar em casa e tendo alternativas culturais e audiovisuais boas para assistir. "A gente faz o festival pensando no público e para os diretores. O festival é uma janela para que os diretores possam mostrar os seus filmes. Então, estamos todos nos reinventando no online", reafirma.

De casa, como disse, será possível "ir" às três mostras previstas para este: Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, Mostra Curta Ceará e Mostra Infantil. Essa programação fica até o dia 28, quando será realizada, além das exibições, que seguem até o dia 27, uma atividade formativa e a divulgação do resultado da mostra competitiva.

A programação que inicia-se neste sábado, às 17h30min, conta com 12 curtas-metragens (da Mostra Infantil), sendo destes mais da metade de autoria cearense. “Comunicando”, “Eric Acorde” e “Nina” são todos de Telmo Carvalho. Também na mostra, Levi Magalhães concorre com dois, um deles é o “Vida”. Tem ainda “O Quintal de João” de João Marcos Maia e o “Mar de Linhas” de Luigi Ewerton.

No mesmo dia, às 18 horas, começa a exibição dos filmes da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, que tem a participação de 24 produções, entre ficções, documentários e experimentais, de 14 estados. Dos dez filmes da primeira categoria, um deles é de Jessica Queiroz, chamado “Terceiro Dia”. Ângela Escudeiro também figura na lista, com “Vestido Encarnado”. Quanto aos documentários, são oito, incluindo “Aqueles Dois”, de Émerson Maranhão, e “Fatinha”, de Alexandre Fleming Câmara Vale.

Encerrando a programação diária, o festival apresenta as produções cinematográficas cearenses na Mostra Curta Ceará, como “A Beleza de Rose”, de Natal Portela, realizador audiovisual, gestor cultural, cineclubista, artista visual.

Apresentado pelo Ministério do Turismo e o Governo do Estado do Ceará, com patrocínio da Cagece, o festival, que tem ainda patrocínio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através do Fundo Estadual da Cultura (Lei Aldir Blanc/CE) e do Fórum dos Festivais, segue com atividades formativas, além de Exibição Especial.

“Operação Canoa”, do cineasta Alexandre Vale, foi o curta escolhido para a apresentação principal, agendada para o dia do encerramento, às 17 horas. Nele, participa Teresinha Alencar, a homenageada do festival este ano.

Pela manhã, às 10 horas, acontece o seminário "Políticas Públicas para o Audiovisual e o Desafio da Ancine", conduzido pelo professor e cineasta Marcelo Ikeda e o produtor audiovisual Doug de Paula. O bate-papo também será transmitido online.

Também está prevista, porém sem uma data, uma oficina sobre produção audiovisual por meio do celular. A atividade abordará o tema “Curta Canoa, Curta a Natureza” e será ministrada por Vitor Grilo, realizador audiovisual com mais de dez anos de experiência no mercado de comunicação em Fortaleza.

Confira lista completa com cada uma das produções das três mostras:

Mostra Infantil

Lé com Cré” de Cassandra Reis (SP);

O Véu de Amani” de Renata Diniz (DF);

Comunicando”, “Eric Acorde” e “Nina” de Telmo Carvalho (CE)

A Bola Pune” e “Príncipe da Encantaria” de Iziz Negreiro (AM)

A Natureza Agradece” de Ana Maria Cordeiro e Ricardo de Podestá (GO)

BLWARH: navegando no deserto” e “Vida” de Levi Magalhães (CE)

Manhê” de Camila Amaral Xavier (SP)

O Quintal de João” de João Marcos Maia (CE) e “Mar de Linhas” de Luigi Ewerton (CE)

Mostra Competitiva

Filmes de ficção:

A Barca” de Nilton Resende (AL)

A Massa Que Faz O Pão” de Hélio Brito (TO)

Açaí” de André Cantuária (AP)

Asfixia” de Rafael Sylos e Lay Venâncio (SC)

Assintomáticos” de Santiago Dellape (DF)

Marco” de Sara Benvenuto (CE)

Marie” de Leo Tabosa (PE)

Reza” de João Niella e Ralph Campos (RJ)

Terceiro Dia” de Jessica Queiroz (CE) e “Vestido Encarnado” de Ângela Escudeiro” (CE)

Documentários:

À Luz de Bruel” de Téia Werner e Silvia Gabriela (PR)

Aqueles Dois” de Émerson Maranhão (CE)

Fatinha” de Alexandre Fleming Câmara Vale (CE)

Quando as Nuvens Eram Nossas” de Carito Cavalcanti (RN)

Sacaca - A Lenda” de Toninho Duarte (AP)

Se não for divertido não tem graça” de Vinicius Comoti (PR)

Sidnei Tendler: Artista Em Quarentena” de Felipe David Rodrigues (RJ)

Tambor Ou Bola” de Sérgio Onofre (AL)

Filmes experimentais:

Introdução aos Estudos Oníricos” de Amanda Pontes (CE)

Pequenas Considerações Sobre o Espaço-Tempo” de Michelline Helena (CE)

Tateio-me” de Lis Schwabacher (BA)

Curtas de animação:

8 Patas” de Fabrício Rabachim, Gabriel Barbosa e Pietro Nicolodi (SP)

Contrastes – Impressões de Israel” de Jackson Abacatu (MG)

O Malabarista” de Iuri Moreno (GO)

O Júri Oficial da Mostra Competitiva elegerá o melhor nas seguintes categorias: melhor curta-metragem de animação, ficção, documentário, melhor direção, roteiro, direção de arte, fotografia, trilha original, melhor ator e atriz. Haverá também a escolha do melhor filme eleito pelo Júri da Crítica, formado pela Aceccine - Associação Cearense de Críticos de Cinema.

Mostra Curta Ceará

A Beleza de Rose” de Natal Portela

Capitais” de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha

Clodoaldo: O Didi de Jeri” de Rabelo Mustafa

Inadequada” de Mylla Fox

Jango” de Thiago Henrique Sena

Mar de linhas” de Luigi Ewerton

Plástico” de João Paulo Duarte

Tommy Brilho” de Sávio Fernandes

Veio de Resistência” de Elinaldo Rodrigues

13º Curta Canoa - Festival Latino-americano de Cinema de Canoa Quebrada

Quando: De 23 a 28 de janeiro de 2021, pelo canal do festival no YouTube

Mais informações no site (www.curtacanoa.com.br) e redes sociais do evento

Instagram: @curtacanoa 

Facebook: @CurtaCanoaFestival

Telefone: (85) 99635 3880

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cinema canoa quebrada mostra infantil canoa festival curta canoa curtas-metragens programação online pandemia covid-19 mostra online arte e cultura cultura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar