Participamos do

Médico, diácono da Igreja Batista, músico e irmão de Sarto: Elpídio Nogueira assume Secultfor

Seis vezes eleito vereador, incluindo em 2020, Elpídio é amante da música, religioso e autor de leis que instituíram a Virada Cultural e reconheceram a arte evangélica como "legítima expressão cultural"

Nascido em Acopiara, Elpídio Nogueira (PDT) construiu carreira na medicina e na política. Graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou em especial nas áreas de ginecologia e obstetrícia. Foi eleito vereador pela primeira vez em 1996, chegando agora ao sexto mandato consecutivo. É este o perfil do novo titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

O fato foi divulgado na tarde desta quarta-feira, 30, com o anúncio do secretariado do prefeito José Sarto – que é irmão de Elpídio. O vereador assume a Secultfor no lugar de Gilvan Paiva, que tornou-se gestor da pasta em 2018.

A biografia básica de Elpídio não tem indicativos de relação direta do médico com a cultura, mas há aspectos pessoais e profissionais que reforçam essa ligação. Entre as leis de autoria dele enquanto vereador, há duas relacionadas ao setor que ele passa a comandar em 2021. Uma diz respeito à instituição da Virada Cultural e a outra dispõe "sobre o reconhecimento da arte evangélica como legítima expressão cultural".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na vida pessoal, o novo titular da pasta é músico. A informação consta na descrição dele no perfil do Instagram, onde figuram postagens como uma foto de Elpídio com um ukulele e um vídeo do político apresentando uma versão de “What a Wonderful World” com uma gaita.

A lei referente à arte evangélica revela outra filiação do novo secretário, que é diácono da Igreja Batista. Entre as leis dele, estão a instituição da "Marcha para Jesus" no calendário oficial de Fortaleza e do "Dia da Bíblia", comemorado sempre no segundo domingo de dezembro a cada ano.

Elpídio foi, ainda, secretário de Turismo e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social em diferentes ocasiões. Assumiu o primeiro cargo em 2014, e foi nessa gestão que criou o Projeto Conexão Cultural, que consiste em fomentar shows de artistas da capital cearense em ambientes como terminais de ônibus.

Na lista de projetos de lei que foram apresentados por ele enquanto vereador, estão a criação dos programas "Adote a Cultura", de adoção de espaços culturais, e "Adoteca", de adoção de bibliotecas por parte de empresas. Há, ainda um PLO referente à criação do Festival de Música de Fortaleza, entre outros.

Já entre os projetos de indicação, Elpídio sugeriu ao executivo a instituição do programa "Cinema na escola" e a inclusão de educação musical e educação artística na rede pública de ensino, por exemplo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar