Participamos do

Curso virtual e gratuito de palhaçaria tem inscrições abertas até 2 de janeiro

Ministrado pelo ator e diretor teatral Fred Raposo, "Palhaçaria ao Alcance" aborda aspectos teóricos e práticos da tradição artística. Aulas ocorrem nos dias 4, 6, 11 e 13 de janeiro e oferta 40 vagas abertas ao público

Abordando a palhaçaria de forma introdutória e básica para qualquer pessoa interessada e sem necessidade de pré-requisitos, o curso Palhaçaria ao Alcance traz abordagem histórica, teórica e prática da tradição milenar. Ministrada pelo ator, diretor e preparador de elenco cearense Fred Raposo, a formação ocorre nos dias 4, 6, 11 e 13 de janeiro. As inscrições, que são abertas e gratuitas, seguem até o sábado, 2.

Fred começou a própria formação teatral no Theatro José de Alencar há 10 anos e logo mudou-se para Buenos Aires, onde aprofundou os estudos em artes cênicas e palhaçaria clássica. As experiências na capital argentina, onde integrou a companhia do clown Toto Castiñeiras, do Cirque du Soleil, levaram o artista a acumular conhecimentos na área e começar a repassá-los em diferentes cursos - tanto na cidade portenha quanto na capital cearense.

Com bagagem de anos como educador, com formações ministradas para grupos cearenses de palhaçaria e em equipamentos como a Escola Vila, o Porto Iracema das Artes e o Centro Cultural Belchior, Fred adaptou os cursos que ministrava ao ambiente virtual a partir de março. “Na necessidade de continuar falando, debatendo e estudando teatro, comecei a investigar o que era possível dentro do formato online, o que se podia ensinar”, contextualiza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS: Espetáculo de palhaçaria aborda o distanciamento social em tempos de pandemia

O educador e artista encontrou na virtualidade novas possibilidades de aprofundamento de teorias e novas maneiras de prática. “Para teoria, estudo de caso, o formato online gera outro espaço de debate. Para a criação do aluno, ele vai sozinho, a partir da teoria e dos exercícios propostos, gerando uma autonomia de pensamento e criação”, aponta Fred. Além disso, o formato virtual aumenta o alcance geográfico do curso, que já tem interessados de diferentes cidades cearenses e também de outros estados.

Entre os tópicos abordados no curso, estão a teoria da palhaçaria, sua história, estudos de caso, comédia física e criação. “Proponho um estudo básico sobre a história da palhaçaria, situo ela no tempo, vou contextualizando a função do palhaço no circo, como ele sai do circo e ocupa outras lugares, como foi a mutação do gênero, o que permanece do palhaço primordial, o que muda, como todas essas nuances vão dialogando no dia-a-dia”, elenca.

A principal característica do curso é a abertura e a liberdade dada aos participantes. O curso, inclusive, não tem pré-requisitos e se coloca como uma possibilidade para “qualquer um que queria fazer uma viagem ao descobrimento do humor próprio”. “A variedade de alunos é grande e cada um vem com uma demanda completamente diferente. A ideia é que a gente possa dialogar com o que o aluno pode oferecer e com o que ele está interessado em investigar”, define. “Na pandemia, fechado em casa, com uma peça que estava por estrear em abril e doido para atuar, comecei a usar tudo que estava ao meu alcance para tentar fazer humor. Quando você começa a trabalhar com a palhaçaria, você pode ver o mundo ao seu redor com outros olhos”, convida Fred.

Curso Palhaçaria ao Alcance, com Fred Raposo

Quando: dias 4, 6, 11 e 13 de janeiro de 2021, de 17 às 19 horas
Onde: plataforma virtual Google Meet
Gratuito.
Inscrições e mais informações: até sábado, 2 de janeiro, no link

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar