Participamos do

Conheça os vencedores do 19º Noia - Festival do Audiovisual Universitário

Encerramento da 19ª edição do NOIA - Festival do Audiovisual Universitário aconteceu ontem, 4, com transmissão pelo YouTube. Confira lista completa dos vencedores
01:30 | Dez. 05, 2020
Autor Luiza Ester
Foto do autor
Luiza Ester Repórter do núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Noia - Festival do Audiovisual Universitário apresentou na noite de ontem, 4, os vencedores da sua 19ª edição. Ponto de encontro entre cinema, fotografia e música realizados por estudantes de universidades brasileiras, o evento reuniu curtas-metragens, bandas e fotografias em formato virtual ao longo desta semana. Dentre os vencedores, os filmes “Ser Feliz no Vão”, de Lucas H. Rossi dos Santos (Melhor Filme Brasileiro Júri Oficial); “Perifericu”, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira (Melhor Filme Brasileiro Júri Da Crítica); e “Tô Indo”, de May Alves e Leonardo H. (Melhor Filme Brasileiro Júri Popular).

Clique na imagem para abrir a galeria

Encerramento contou, ainda, com homenagens ao For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero e show da banda Gravatas Borboletas. Transmissão aconteceu pelo YouTube, nos canais do Festival, do Canal FDR e do O POVO Online.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM30º Cine Ceará começa neste sábado, 5, com programação na TV, internet e no São Luiz

Dentre os ganhadores do Estado, destaque para “Vagabundos Eficazes”, dirigido por Rafael Brasileiro, Melhor Filme Cearense pelo Júri Oficial. Filme cria imagens e diálogos a partir das obras dos escritores Julio Cortázar, Caio Fernando Abreu e Ítalo Calvino. Em "Válvula", de Sara Benvenuto, algo inesperado acontece na vida de Eveline. Produção de Iguatu ficou com o título de Melhor Filme Cearense pelo Júri Popular.

Algo inesperado acontece na vida de Eveline, no filme "Válvula", de Sara Benvenuto
Algo inesperado acontece na vida de Eveline, no filme "Válvula", de Sara Benvenuto (Foto: Divulgação)

No âmbito da fotografia, o trabalho seriado “Vendaval”, de Fernanda dos Santos Barros, ganhou o título de Melhor Fotografia Série; e “Devir”, de Lanna Fernandes de Carvalho, o de “Melhor Fotografia Individual’. Entre as bandas, TrVibe venceu a categoria de Melhor Música Autoral, com “Viver”; e Flowers To The Ground a de Melhor Banda Júri Oficial.

Fernanda dos Santos Barros, da Universidade Federal do Ceará (UFC) venceu o prêmio de Melhor Fotografia Série pelo trabalho "Vendaval"
Fernanda dos Santos Barros, da Universidade Federal do Ceará (UFC) venceu o prêmio de Melhor Fotografia Série pelo trabalho "Vendaval" (Foto: Divulgação)

Uma das novidades deste 19º Noia foi o Troféu Engajamento, concedido à banda cujo vídeo publicado nas redes sociais obteve mais curtidas e compartilhamentos. O grupo Raízes do Griô, também cearense, ganhou tanto o prêmio de Melhor Banda Engajamento quanto o de Melhor Banda pelo Júri Popular. Outra iniciativa desta edição foi o Troféu Enel de Sustentabilidade, criada para agraciar a produção com destaque nas temáticas do meio ambiente e da sustentabilidade.

Para Virna Paz, produtora e coordenadora de comunicação do Festival Noia, organizar o evento num formato tão diferente, completamente on-line, foi semelhante à primeira vez de sua realização. “Tivemos que estudar muito e planejar cuidadosamente cada uma das atividades da nossa programação. Por mais que realizar um evento on-line possa parecer mais fácil, porque dispensa algumas estruturas, há necessidades e demandas próprias. Mas conseguimos realizar o Festival e estamos muito felizes com o resultado. Tivemos 250 inscrições, dentre curtas-metragens, fotografias e bandas, mesmo em um ano tão atípico e tão desafiador como 2020”, comenta.

Foram selecionados 21 filmes para a Mostra Brasileira de Cinema e oito para a Mostra Cearense de Cinema. Na Mostra de Bandas, oito grupos se apresentaram. A Mostra de Fotografia teve 15 trabalhos em exposição na plataforma virtual do Noia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar