Participamos do

Quatro décadas após a morte de Cartola, conheça as músicas mais tocadas do artista

O cantor e compositor tem seu trabalho ecoado em regravações de artistas atuais, mesmo quarenta anos após sua morte
17:53 | Nov. 30, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Angenor de Oliveira nasceu em 1908 na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e ficou marcado na história do samba e da Música Popular Brasileira como Cartola. Criador de aproximadamente 149 canções e autor de 109 gravações, Cartola é a mente e o ritmo por trás de canções como As Rosas Não Falam e O Mundo é um Moinho, além de ser um dos fundadores da escola de samba Mangueira.

Cartola morreu no dia 30 de novembro de 1980, aos 72 anos vítima de câncer e deixou um acervo de composições que marcaram diversas gerações de sambistas e de cantores de MPB. Sua carreira foi marcada pela busca pelo sucesso, pela indiferença do mercado musical da época e por fim, pelo sucesso e reconhecimento já na velhice.

O cantor que compunha músicas desde criança trabalhou como servente, como pedreiro, zelador e lavador de carros na Barra da Tijuca, tendo a música como sua principal motivação. Mas, foi somente durante os anos seguintes, com uma série de homenagens póstumas, discos e biografias, que Cartola seria consagrado internacionalmente como um dos maiores nomes da música popular brasileira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em 1988, em uma homenagem aos 80 anos do cantor, já falecido, a gravadora Som Livre lançou o songbook "Cartola – Bate Outra Vez.", que trazia Caetano Veloso, Gal Costa, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Luiz Melodia, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Nelson Gonçalves, Paulo Ricardo e Cazuza interpretando as músicas do artista. No mesmo ano, Marisa Monte viria a incluir em seu repertório o lundu "Ensaboa", composto em 1975 e gravado pelo compositor em seu segundo LP.

Nesta segunda-feira, 30 de novembro, quarenta anos depois, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), instituição que atua catalogando e divulgando o acervo musical brasileiro, realizou um ranking das dez músicas do Cartola mais ouvidas nos últimos cinco anos. Boa parte de suas composições sempre ecoam em rodas de samba e em performances de grandes artistas atuais, como Alcione. 

CONFIRA:

1 – As Rosas Não Falam (Cartola)

2 – O Mundo é um Moinho (Cartola)

3 – O Sol Nascerá (Elton Medeiros/Cartola)

4 – Alvorada (Hermínio Bello de Carvalho/Cartola/Carlos Cachaça)

5 – Tive Sim (Cartola)

6 – Corra e Olhe o Céu (Dalmo Castello/Cartola)

7 – Sala de Recepção (Cartola)

8 – Acontece (Cartola)

9 – Ao Amanhecer (Cartola)

10 – Disfarça e Chora (Dalmo Castello/Cartola)


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar